Qual é o seu tipo de pele?

Descubra qual é o seu tipo de pele e conheça cuidados indispensáveis para mantê-la sempre bonita

Por Deborah Busko
Atualizado em 17/01/2012 14:53

qual tipo de pele Qual é o seu tipo de pele?

Normal, oleosa, seca ou mista. Cada tipo de pele tem suas caracaterísticas e, por isso, merece cuidados especiais. Mas de nada adianta manter um ritual diário de limpeza, tonificação e hidratação da pele se você não usar os produtos certos.

Saber qual é o seu tipo de pele é fundamental na hora de escolher os cosméticos. Além de não proporcionar os resultados desejados, usar produtos inadequados também pode prejudicar a sua pele. Se você ainda não descobriu, aproveite para fazer um teste simples em casa. Você só vai precisar de um lenço de papel.

Pela manhã, antes de lavar o rosto, pressione o lenço de forma suave sobre o rosto por alguns segundos, sem esfregar. Depois, é só conferir o resultado:

  • Se as marcas de gordura no papel forem mínimas, pele normal;
  • Se o papel ficar marcado de maneira uniforme, pele oleosa;
  • Se não houver nenhuma mancha de gordura, pele seca;
  • Se o papel ficar marcado em apenas alguns lugares e as manchas corresponderem à zona T (testa, nariz e queixo), pele mista

Agora que você já sabe qual é o seu tipo de pele, confira quais as principais características e os cuidados para mantê-la sempre impecável. Não se esqueça de que para ter uma pele bonita e saudável também é preciso consumir alimentos saudáveis e beber bastante água.

Pele normal

É equilibrada, não é oleosa e nem seca demais. Geralmente tem aparência uniforme e sem manchas, os poros são fechados. Não necessita de cuidados específicos e aceita todos os tipos de produto, os com textura líquida, cremosa, em mousse, creme ou em pó.

Pele oleosa

Os poros são dilatados, apresenta um brilho excessivo que precisa ser controlado. A oleosidade da pele se concentra na chamada zona T do rosto, a região entre o nariz, testa e queixo. São as características perfeitas para o aparecimento freqüente de cravos e espinhas. Produtos com óleo na fórmula são proibidos para quem tem pele oleosa, prefira as versões oil-free (sem óleo) ou em gel, a maquiagem deve ser em pó.

Pele seca

É uma pele sem vida, de aspecto opaco e áspero. Tem menor elasticidade e pode apresentar manchas, rugas e marcas de expressão com maior facilidade. Necessita de hidratação intensa, pois tem pouca oleosidade natural. Evite os produtos secos e em pó, as versões líquidas ou em mousse ajudam a realçar o brilho da pele.

Pele mista

É a mais comum entre os tipos de pele. Possui oleosidade excessiva na chamada a região entre o nariz, testa e queixo (zona T) e é seca no restante do rosto. Para deixar a pele mista com aparência uniforme e equilibrada, é necessário remover a oleosidade apenas da zona T. Os produtos ideais para esse tipo de pele são os de textura leve, sem óleo, líquidos, em forma de mousse e à base de água.