Principais mudanças na pele durante a gravidez

Saiba mais sobre as mudanças que podem aparecer na pele ao longo dos nove meses da gestação

Por Deborah Busko
Atualizado em 08/05/2012 10:38

principais mudancas pele gravidez Principais mudanças na pele durante a gravidez

Algumas mulheres ficam lindas quando estão grávidas, outras não têm a mesma sorte. O fato é que, durante a gravidez, a pele da mulher muda e revela as modificações que ocorrem no organismo.

Mesmo sendo alterações normais e que geralmente desaparecem espontaneamente depois do parto, elas podem ser motivo de angústia para muitas gestantes. Para acabar com as dúvidas e os mitos sobre o assunto, saiba quais são as principais mudanças na pele durante a gravidez.

Pele brilhando

O brilho na pele que as pessoas percebem quando a mulher está grávida não é apenas uma forma de dizer que ela está mais bonita e com a aparência radiante. Embora muitas vezes a própria gestante não perceba, esse “brilho da gravidez” tem uma explicação.

O aumento do volume de sangue no sistema circulatório faz com que o rosto fique mais corado. Tudo por causa dos vasos sanguíneos que ficam logo abaixo da superfície da pele. Além desse rubor, há também um aumento na oleosidade da pele, por isso o rosto parece estar sempre brilhando.

Acne

A acne pode voltar a aparecer na gravidez, mas raramente ela é tão intensa como na adolescência e tende a diminuir logo após o parto. Para cuidar da pele, lave bem o rosto assim que acordar. Em seguida, use uma loção adstringente para remover os resíduos de sujeira da pele e tonificar a pele.

Hidrate a pele e use um protetor solar para sair de casa. Já que a pele fica mais oleosa durante a gravidez, o melhor é usar as versões oil-free (sem óleo) ou em gel.

Durante o dia, use lenços próprios para remover a oleosidade do rosto, principalmente na zona T. Se a pele estiver muito oleosa, aproveite para lavar o rosto e reaplicar o protetor solar.

Antes de dormir, repita a limpeza feita pela manhã. Jamais durma sem remover a maquiagem e evite fazer esfoliações durante os nove meses, a pele de grávida é muito sensível e as partículas abrasivas podem causar irritação.

Melasmas

O índice bem mais alto do hormônio estrógeno, aumenta a sensibilidade da pele à luz solar e pode provocar uma hiperpigmentação no rosto (bochechas, testa, nariz e lábio superior), colo e braços. É aí que surgem manchas amarronzadas chamadas de melasmas ou cloasmas.

Como não há como prever se a mulher terá manchas ou não durante a gravidez, o melhor é reforçar a prevenção e redobrar os cuidados com a pele. Dê atenção especial à aplicação diária do filtro solar, inclusive em dias nublados.

Estrias

Com o aumento de peso, a elasticidade da pele chega ao seu limite e aí surgem as estrias. Mesmo sendo natural ganhar peso na gestação, é preciso manter o controle para não engordar demais. O ideal é ganhar de 9 a 12 quilos durante os 9 meses.

Uma alimentação equilibrada é uma boa forma de prevenir as estrias na gravidez. Coma alimentos ricos em vitamina C, que estimula a produção de colágeno e proteínas. A vitamina A, E, as frutas, legumes e verduras também estão na lista de alimentos recomendados. Evite as frituras, o excesso de sal e de doces.

Outra dica é usar peças íntimas que garantam seu conforto e protejam sua pele. Como os seios ficam maiores e mais pesados, opte pelos modelos de sutiã reforçados, com alças largas e que proporcionem maior sustentação. As calcinhas devem ser de modelos feitos especialmente para gestantes, com cintura alta e que deem maior resistência à pele do abdômen.

Linea nigra

Além dos melasmas no rosto, colo e braços, é normal durante a gravidez aparecer uma linha bem marcada que se estende do umbigo em direção à região pubiana. Na verdade, essa linha já estava ali antes e só se tornou evidente devido às mudanças hormonais da gravidez.

E não há motivo para se preocupar, a chamada linea nigra desaparece dentro de alguns meses depois do nascimento do bebê.