Principais erros de quem encara a academia

Confira quais são os deslizes que podem comprometer os resultados da malhação e ainda colocar o seu bem-estar em risco

Por Deborah Busko
Atualizado em 26/01/2012 10:53

erros academia Principais erros de quem encara a academia

Você está decidida, deixou a preguiça de lado e vai começar a malhar. Com certeza é uma ótima iniciativa, mas fique atenta, a rotina de exercícios físicos requer atenção e cuidados especiais. Alguns deslizes podem comprometer os resultados e ainda colocar o seu bem-estar em risco. Em vez de um corpo escultural, barriga sarada e medidas perfeitas, você pode acabar conquistando lesões nos músculos, articulações ou tendões.

Um dos erros de quem encara academia é dispensar o alongamento antes e depois dos exercícios. O corpo precisa entender que vai sair de um estado de repouso e vai se movimentar. Por isso, antes de começar é necessário prepará-lo para um esforço maior fazendo movimentos leves. Reserve os minutos finais do seu treino para relaxar a musculatura.

Outro erro é não se alimentar para malhar. Ir para a academia de barriga vazia não ajuda a emagrecer, só faz com que o corpo deixe de queimar gorduras e perca massa magra, ou seja, perca músculos.

Durante a atividade física, o corpo perde muito líquido e a reposição da água é essencial para compensar o que foi eliminado através da transpiração. Não abra mão da garrafinha enquanto estiver na academia, mantenha-se hidratada.

Não adianta ter pressa e exagerar na carga dos exercícios para obter resultados imediatos. A ideia de quanto mais exercícios, melhor, não funciona. Principalmente se você treinar em ritmo intenso demais para o seu nível de condicionamento, o que inclusive pode ser prejudicial.

Manter uma rotina de treinos é fundamental, se você treinar por alguns dias e depois ficar por semanas sem aparecer na academia, dificilmente vai notar resultados. Nos dois casos, o risco de lesões se torna maior.

Sentir aquela dorzinha depois dos exercícios é comum, mas não por um longo período. Não ignore os sinais do seu corpo, se as dores musculares persistirem ou se sentir desconfortos como tontura, fique atento. Pode ser um aviso de que há algo errado com o seu corpo, com a carga ou a freqüência dos exercícios.

Comente