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Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Por que não consigo me concentrar?

Entenda os motivos que podem estar atrapalhando seu foco no dia-a-dia

em 07/06/2013

Às vezes você simplesmente faz uma coisa sem prestar atenção e acaba fazendo algo que não era o esperado? Por exemplo, sai de casa para ir ao mercado e acaba tomando o caminho do seu trabalho? Esse tipo de engano pode ser falta de concentração, por isso é importante descobrir o que pode estar diminuindo sua atenção até para as atividades mais simples do dia-a-dia.

Um dos fatores que podem desencadear a falta de atenção é uma deficiência de hormônios e/ou vitaminas no organismo. Por exemplo, quem sofre de hipotireoidismo, sofre uma desaceleração do metabolismo e consequentemente o fluxo sanguíneo diminui, fazendo com que a atividade celular em algumas partes do cérebro seja menor.

Se você desconfia que esse seja o seu problema, é importante procurar um médico e fazer diversos exames para detectar deficiências no seu organismo e fazer um tratamento para repor esses números que estão abaixo do normal para uma vida saudável. Antes de ir ao médico, faça uma lista dos seus hábitos que mudaram ou de sinais que seu corpo tem emitido de que algo está errado – isso pode ser muito útil para um diagnóstico mais eficaz.

Pode ser também que você está se aproximando da fase da vida da mulher em que os hormônios estão desequilibrados, a fase antes da menopausa chamada perimenopausa. Durante a perimenopausa, a mulher pode ter ciclos menstruais irregulares, entre outros sintomas como alterações no metabolismo e a dificuldade de concentração.

Em caso de alterações hormonais como esta, você pode recorrer a um tratamento de reposição hormonal. Procure seu médico e consulte-o sobre a possibilidade de uma terapia de reposição hormonal com doses baixas ou por curto período de tempo e além disso, também deve cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos regularmente para manter o metabolismo em pleno funcionamento.

Mudar ou incluir determinados medicamentos na sua vida também pode afetar sua capacidade de se concentrar. Entre eles estão os antidepressivos, anti-histamínicos, sedativos e medicamentos para tratamento de ansiedade – estes medicamentos podem causar tontura e confusão mental, tornando a concentração ainda mais difícil. Nesse caso é importante consultar seu médico a respeito da diminuição das doses ou mudança de um medicamento que está usando para outro menos forte ou ainda para tratamentos alternativos que podem afetar menos a sua atenção.

Parar de fumar também pode dificultar a concentração no começo, mas é essencial ter força de vontade e insistir porque os benefícios nesse sentido depois que você parar totalmente são muito maiores do que a dificuldade inicial.

Hábitos alimentares irregulares e uma dieta nada saudável podem também dificultar sua atenção. Uma dieta ruim pode causar uma série de condições, como hipertensão e colesterol alto. Essas condições fazem com que você fique menos ativa e isso afeta o bom funcionamento do cérebro.

O estresse, a ansiedade e o acúmulo de muitas tarefas e responsabilidades também afetam diretamente a sua concentração. Você fica tão “intimidada” pelas coisas ruins que podem acontecer e preocupada com tantas coisas que acaba ficando impossível focar sua atenção em uma determinada atividade apenas.

Se esse é o seu caso, vale a pena investir em uma atividade de lazer e até mesmo treinar ficar quieta descansando e fazendo nada. Introduza momentos calmos e prazerosos à sua vida aos poucos para se livrar da tensão e conseguir relaxar para se concentrar. Procure diminuir suas responsabilidades também, delegue tarefas em casa e tente tirar um pouco do peso de suas costas.

Você pode também sofrer de DDA (distúrbio de déficit de atenção) ou ainda TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade). Se você desconfia que pode estar sofrendo algum destes problemas, procure o seu médico o quanto antes.

Enfim, ao fazer uma atividade e ao perceber que está difícil de se concentrar, imagine que você não tem mais nada para fazer e tente focar sua atenção nela. Fazer uma coisa pensando em outra não vai acelerar o processo e pode demorar ainda mais para que você conclua a tarefa.

Sendo assim, ao executar uma tarefa esqueça por um tempo das outras, deixe-as anotadas em uma agenda e pare de tentar memorizar tudo e guardar todos os compromissos na cabeça. Esvazie um pouco os seus pensamentos e assim você pode começar a conseguir se focar melhor em suas atividades.

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