Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Por que a ingratidão pode destruir um relacionamento?

Saber reconhecer e demonstrar-se grata pelo que seu parceiro faz por você é importante para preservar a relação

em 29/09/2014

Foto: Thinkstock

O conceito de reciprocidade é fundamental para manter um relacionamento. Quando sentimos que gostamos mais do outro que o outro de nós, ou o contrário, a relação pode vir a se tornar desequilibrada. Mas esse conceito não se aplica apenas ao campo dos sentimentos, é necessário que o casal esteja em sintonia, também, no que diz respeito às atitudes de um em relação ao outro.

Em uma relação amorosa, é necessário que cada parceiro sinta que suas qualidades são reconhecidas pelo outro, bem como seu esforço em amenizar seus defeitos pessoais. A ingratidão, para um casal, pode significar o início de uma séria crise no relacionamento, uma vez que vai minando os pilares sobre os quais a relação é construída.

Não se mostrar grato pelas coisas recebidas – seja carinho, dinheiro ou dedicação, além de demonstrar ingratidão, pode transmitir a sensação de falta de educação e respeito pelo parceiro. Por sua vez, a outra pessoa tende a deixar de tomar determinadas atitudes devido à falta de reconhecimento. Desse modo, a relação entra em um ciclo vicioso cujas consequências são desastrosas para a afinidade e a consideração mútua que deveriam existir entre o casal.

Se você sente que seu parceiro não demonstra gratidão pelas coisas que você faz por ele, considere a possibilidade de conversar sobre o assunto com ele, para evitar que o problema fique maior com o passar do tempo. Mas, se você perceber que a falta de reciprocidade parte de você, algumas atitudes podem te ajudar a tratar melhor seu amor.

Avalie suas atitudes

Pare para refletir sobre sua reação frente às coisas boas que seu companheiro faz por você. Quando ele te faz um favor ou mesmo quando toma uma atitude para te favorecer de alguma forma, como você encara isso? Se você enxerga esse tipo de situação como algo normal ou como se fosse uma obrigação do seu parceiro, fique atenta: pode ser que você não saiba agradecer da maneira correta.

Aprenda a agradecer

“Obrigada” – a palavra é simples mas, para pessoas que não estão acostumadas, utilizá-la pode não ser tão fácil assim. Só há uma maneira de aprender: praticando. Passe a agradecer o que os outros fazem por você, ainda que seja a coisa mais básica do mundo e ainda que não estejam fazendo mais que a obrigação deles, de fato.

Um exemplo prático é com garçons, vendedores e outros profissionais que encontramos no dia a dia. É claro que um vendedor está sendo pago para te atender, mas não custa nada mostrar-se grata pela forma como você é tratada. É sinal de boa educação e cria empatia entre você e as outras pessoas.

No relacionamento funciona da mesma forma. Quando seu namorado ou marido abre a porta do carro, quando ele te deixa escolher o filme que vão ver no cinema ou quando paga a conta do restaurante, ele não está fazendo por obrigação, mas pelo carinho e consideração que tem por você. Portanto, aprenda a agradecer. Além de ser simples, não custa nada e pode melhorar consideravelmente seu relacionamento.

Comentários
Dicas relacionadas