Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Planilha de orçamento pessoal

Monte sua planilha de orçamento pessoal e termine o mês no azul

em 13/01/2012

Se você é do tipo que quando chega o fim do mês fica perdida, sem saber ao certo como e quanto gastou e acaba se atrapalhando na hora de pagar as contas, saiba que é possível evitar este transtorno. Antes de qualquer coisa, é preciso saber que controlar e documentar todas as suas despesas pessoais é fundamental para manter as finanças em dia.

Manter tudo bem organizado parece complicado, mas não é uma tarefa de outro mundo. Confira algumas dicas para montar sua planilha de orçamento pessoal e terminar o mês no azul.

Como fazer uma planilha de orçamento pessoal?

Para começar, vale usar um caderno, um bloquinho para anotar tudo o que você gastou no mês. Mas com um pouco mais de empenho, vale a pena separar as contas por tipo, controlar suas despesas e ter um histórico completo do que você ganha, do dinheiro que você gasta e como gasta.

Existem diversos sites na internet que disponibilizam modelos de planilha de orçamento pessoal fáceis de serem usadas e que podem ser baixadas gratuitamente, vale a pena procurar.

Fazer uma planilha de orçamento pessoal vai ajudar você a ter mais disciplina e ainda ter uma visão geral de como seu salário está sendo utilizado. Verifique se tudo que você gasta é realmente necessário, descubra onde estão os excessos.

A planilha ajuda ainda a observar o que deve ser mantido e o que deve ser cortado para resolver seus problemas financeiros. Dá até para guardar um pouquinho e usar o dinheiro para uma viagem, para o carro novo ou até usar a reserva em caso de emergência.

Para que o controle das suas finanças funcione, não adianta se empolgar, começar a fazer a planilha de gastos pessoais e parar no meio do caminho. É preciso atualizá-la constantemente.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas