Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Planeje seu ano e colha vitórias

Ações efetivas geram bem estar e felicidade

em 21/12/2011

Nada de desânimo, fim de ano representa um novo ciclo a se iniciar, e não existe um período melhor para nos enchermos de esperanças e estratégias. Nem sempre alcançamos em um ano tudo o que almejamos, são tantas as situações que levam a não realizarmos, como falta de oportunidades, situação financeira, uma doença, uma perda, enfim, impedimentos reais e ou imaginários, que podem impedir nosso sucesso.

Com a proximidade do início de 2012, é importante refletirmos sobre os resultados alcançados até o momento, rever estratégias, verificar os erros, fazer uma avaliação completa sobre todos os aspectos de nossa vida.

Temos que pensar na atividade física, no trabalho, estudos, espiritualidade, família, lazer, financeiro, enfim, diversas áreas que nos compõem. Após esse processo, vamos realizar um novo planejamento, com metas a curto, médio e longo prazo.

Estratégias mais eficientes para alcançar nosso objetivo sem desperdiçar tempo, pois quando estabelecemos as prioridades, ordem, organização e dedicação, teremos todas as ferramentas necessárias para enquadrar o planejamento. E como podemos mudar a cada ano, porque não começar a se preparar já?

Acabamos deixando de lado simples estratégias que podem ser muito interessantes, como por exemplo, o planejamento anual, onde listamos tudo que queremos realizar, como cursos, viagens, compras, mudanças.

Sempre temos sonhos, mas acabamos deixando eles de lado por não planejarmos corretamente como chegar ao resultado final. Ficamos somente no plano das ideias, no desejo, e não partimos para a ação para torná-los concreto. Isso pode ser frustrante, mas somente você pode mudar tudo isso.

Ao realizar seu planejamento anual, pare e reflita em tudo o que realmente é importante para você. Em seguida, trace metas e prazos compatíveis com a realidade, para que tenha tempo hábil para concretizá-los. Isso é importante no processo, pois se não calcularmos corretamente, podemos nos frustrar, o que pode levar todo o planejamento por água abaixo.

Lembre-se sempre que nos decorrer da realização de seus desejos, vai encontrar dificuldades, mas fazem parte do processo, pois em nossa vida estamos sujeitos a tropeços e algumas situações que surgem inesperadamente. Porém, lembre-se que tudo o que acontecer deve servir somente como forma de fortalecimento, crescimento.

Preparados? Então vamos lá! Comece agora e visualize um ano de vitórias em sua vida!

Luciana Kotaka

é colunista do Dicas de Mulher e especialista em Psicologia

Comentários
Dicas relacionadas