Pincéis para decorar as unhas

Conheça os tipos de pincéis e saiba a função de cada um para criar desenhos artísticos nas unhas

Por Alessandra Busko
Atualizado em 21/06/2012 15:02

princeis decorar unhas Pincéis para decorar as unhas

As unhas decoradas nunca saem de moda e estão sempre se renovando com novidades em modelos de desenhos. Muitas mulheres desejam ter unhas com desenhos sem precisar ir ao salão, mas não sabem por onde começar.

Para conseguir decorar as unhas em casa, primeiro é preciso ter em mente o que fazer, escolher as cores de esmaltes que vai usar e, o mais importante, escolher o pincel certo para criar os desenhos.

Assim como existem diversos tipos de pincéis de maquiagem, cada um com uma função, há também o tipo de pincel ideal para as suas unhas de acordo com o desenho escolhido.

Os pincéis de decoração para as unhas garantem traços e desenhos mais precisos, além de um acabamento mais bonito.

Algumas marcas nomeiam os pincéis para unhas de acordo com o seu formato ou por códigos e numerações. Por isso, na hora de adquirir seus pincéis, vale a pena conferir o modelo e não só a numeração ou nome de cada um.

Tipos de pincéis para decorar as unhas

Conheça agora a função de cada pincel e descubra o modelo ideal para decorar as unhas, sempre levando em conta o desenho que será feito.

Pincel chanfrado: Com cerdas finas e firmes, o pincel chanfrado para unhas possui as cerdas na diagonal e é perfeito para fazer pétalas de flores nas unhas.

Pincel leque: Como o nome já diz, ele possui cerdas semelhantes a um leque e é ótimo para dar um efeito frisado e os desenhos.

Pincel esponja: Com uma esponjinha redonda na ponta, é ideal para fazer desenhos com texturas.

Pincel ponta de agulha: Permite fazer traços mais precisos e é perfeito para técnicas de desenhos com efeito molhado ou craquelê.

Pincel sombreador: Ideal para fazer misturas de cores durante a aplicação do esmalte. Tem a vantagem de proporcionar mais rapidez e eficiência na decoração.

Pincel bolinha: Como o nome já diz, serve para criar desenhos de bolinhas bem delineadas e em tamanhos iguais nas unhas.

Pincel strass: Com a ponta redonda feita em material de silicone, o pincel facilita a aplicação de pedrinhas de strass nas unhas enquanto o esmalte ainda está fresco.

Pincel para detalhes: Com as cerdas finíssimas e longas, é ótimo para fazer traços mais longos. Também garante mais praticidade, agilidade e perfeição na decoração das unhas.

Pincel fino e médio: Proporciona traços finos e precisos e é ideal para modelar e finalizar os desenhos.

Pincel médio: Com as cerdas um pouco mais firmes, é indicado para preenchimento e finalização dos desenhos, garantindo um acabamento perfeito.

Faça você mesma

Para quem ainda é iniciante na decoração de unhas ou não quer investir agora nos materiais para fazer os desenhos, uma dica é fazer o pincel fino para unhas em casa mesmo. É uma boa opção para treinar o traçado e desenhos variados até pegar prática.

Para fazer, basta aproveitar o pincelzinho que vem na tampa do esmalte. Limpe bem o pincel com acetona ou removedor de esmalte e em seguida, lave bem para retirar o produto das cerdas e deixá-las macias.

Depois de seco, abra as cerdas do pincel como se fosse um leque e com a ajuda de uma tesoura, corte as cerdas de forma que fique apenas um filete fino ou médio, de acordo com o tamanho que desejar e pronto! Você já pode começar a criar seus desenhos nas unhas e treinar o quanto quiser.

Para conservar o pincel e evitar que as cerdas endureçam, retire o esmalte das cerdas e guarde dentro do vidrinho limpo, apenas com um pouco de removedor de esmalte.