Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Penteado para festa: opções elegantes para todos tipos de cabelo

Descubra como criar penteados para festas em casa e confira várias inspirações para te ajudar a escolher o melhor penteado para a ocasião

em 30/06/2015

Foto: Reprodução / Blog da Thássia

Foto: Reprodução / Blog da Thássia

Ao se deparar com um convite para uma festa, as mulheres logo pensam no look que irão usar, afinal uma ocasião especial pede um visual mais elaborado, que pode ser composto basicamente por uma roupa adequada e um cabelo caprichado.

Quando o assunto é cabelo é comum às mulheres recorrer aos salões de beleza para conquistar uma produção mais “profissional”. Porém, nem sempre o orçamento ou o tempo nos permite investir nesse tipo de produção.

Mas a verdade é que conhecendo o seu cabelo, tendo vontade e paciência é possível criar penteados elegantes e bem finalizados sem sair de casa, pois tutoriais e inspirações não faltam.

Confira uma seleção de penteados para todos os gostos e tipos de cabelo, dicas valiosas da hairstylist e especialista em penteados do Salão Prime, Débora Neves, além de uma série de vídeos ensinando penteados fáceis de serem feitos em casa para você se inspirar, testar e arrasar em qualquer festa.

Penteados para cabelos curtos

Para as mulheres de cabelo curto, pode parecer que as opções de penteado são limitadas, mas de acordo com Débora Neves isso não é verdade.

“Muito se engana quem pensa que o cabelo curto não pode ser produzido. Geralmente mulheres que usam esse tipo de cabelo são estilosas e amam penteados ousados”, defende Débora.

O corte já faz toda a diferença no look (aposte em cortes repicados e com movimento), assim como a textura (ondas e efeito molhado são algumas opções). Além disso, qualquer penteado pode ser inovado com a adição de um acessório, por isso vale muito a pena investir em presilhas, tiaras e arcos para deixar seus penteados ainda mais estilosos.

Penteados para cabelos médios

Se você é adepta das madeixas médias, uma dica legal é investir no volume e no movimento dos fios, pois valorizam qualquer visual.

Segundo a especialista em cabelos esse comprimento fica bem em qualquer estilo. “Os fios médios são curinga. Ficam lindos tanto presos quanto soltos, podendo ser ondulados ou lisos”, afirma Débora.

Penteados para cabelos longos

As mulheres de cabelos longos podem abusar dos penteados, pois a quantidade de cabelo permite uma liberdade maior quanto a isso. Trança, coque, meio-preso, moicano, sessentinha e muitas outras opções. “São indicados praticamente todos os estilos de penteados para os cabelos longos”, afirma a hairstylist Débora.

Penteados para cabelos enrolados e crespos

Os fios enrolados e crespos têm uma beleza natural e valiosa, por isso na hora de escolher penteados dê preferência para os que não exigem o alisamento dos seus fios.

“Ter o privilégio de ter nascido com cachos é para poucas. Imponente e absolutamente estiloso, é o tipo de cabelo que dispensa muita produção, podendo apenas realçar sua beleza com acessórios”, sugere Débora.

Coques

Para quem procura um visual coringa, os coques são ótimas opções, pois podem ser feitos de diferentes formas e seguir diferentes estilos.

“Os coques vão desde os clássicos até os mais despojados e são presença confirmada em casamentos e formaturas, com uma infinidade de variações, pois valorizam muito a maquiagem e evidenciam bastante o rosto”, afirma a hairstylist Débora Neves.

Tranças

Seja simples ou elaborada, a trança é uma opção certeira para ocasiões especiais. A especialista em penteados Débora Neves as aconselha para diferentes situações, devido a versatilidade das mesmas.

“Elas se encaixam praticamente em todas as ocasiões, desde um simples passeio a uma festa de gala. Nunca saem de moda e possuem uma infinita variação de modelos. As que mais se destacam são as tranças laterais, as embutidas, as escamas de peixe e as tiaras de trança, que são um charme a parte!”, explica.

Rabo de cavalo

O rabo de cavalo é um penteado que, assim como o coque e a trança, pode ser feito em diferentes estilos: clássico, alto com volume, lateral, entre outras variações.

Segundo a especialista Débora, o efeito “preso com ar de naturalidade” está entre os estilos preferidos do público feminino.

“Posso afirmar que esse estilo de penteado é o queridinho das mulheres. Muito solicitado nos salões, esse penteado é usado em todas as ocasiões, inclusive por noivas que preferem o cabelo como o principal acessório da produção. Combinado com flores ou acessórios delicados obtém-se a mais perfeita finalização”, diz.

15 tutoriais de penteados de festa passo a passo

Aprenda penteados rápidos, fáceis e com efeito de salão para usar em festas e ocasiões especiais. São 15 tutoriais de penteados para os diferentes tipos e comprimentos de cabelo.

1. Coque trançado por Bianca Andrade

Esse é um penteado super fácil de fazer e que tem um resultado final muito elegante. Perfeito para qualquer ocasião mais formal e produção mais clássica.

Pode ser feito tanto em cabelos lisos quanto nos cacheados, desde que o comprimentos dos fios seja entre médio e longo. Para um toque ainda mais especial é possível adicionar algum acessório como uma tiara ou uma presilha.

2. Coque torcido com tiara por Laila Coelho

Seja para madeixas curtas, médias ou longas, esse penteado é uma opção muito simples e bonita para usar em uma festa. Tudo o que você vai precisar é de uma tiara e alguns grampos para cabelo.

O efeito é surpreendente e de deixar qualquer um crente de que o penteado é muito elaborado. Vale a pena testar!

3. Coque lateral bagunçado por Juliana Goes

Seguindo a linha dos coques, essa é uma opção que une romantismo e um toque despojado, também é prática e fácil de ser reproduzida e uma alternativa para festas ou para aqueles dias em que o cabelo não quer colaborar.

4. Coque donut por Juliana Louise

Para um visual mais clássico, o coque donut é perfeito, pois ele deixa os fios no lugar e traz sofisticação a qualquer look, sem contar que é rápido e simples de fazer e vai bem em cabelos enrolados e lisos.

É uma ótima pedida para casamentos ou para equilibrar o visual caso você escolha um vestido mais ousado.

5. Coque lateral com tranças por Dani Azevedo

Essa é uma opção de coque lateral para cabelo cacheado, porém é possível realizá-lo também nos fios lisos. Também cria visuais clássicos e elegantes e pode ser combinado com acessórios de cabelo.

6. Coque e rabo de cavalo para cacheadas por Juliana Louise

O tutorial ensina duas opções de penteado fáceis para as donas de fios enrolados e longos usarem em festas e ocasiões mais formais. Veja o vídeo e aprenda:

7. Rabo de cavalo com efeito molhado por Juliana Goes

Ainda falando sobre penteados presos, uma ótima opção ao coque são os rabos de cavalo. Essa é uma ideia de rabo de cavalo baixo com efeito molhado, ótimo para as adeptas de looks mais modernos e ousados, mas que não querem deixar de lado a elegância.

O penteado pede um cabelo mais liso, portanto para as cacheadas que quiserem usá-lo precisam investir primeiramente em uma escova.

8. Rabo de cavalo baixo torcido por Helena Lunardelli

Esse também é um rabo de cavalo baixo, porém com um pequeno truque que traz um ar chique e de elaboração ao penteado. Uma boa alternativa para visuais clássicos e elegantes.

9. Brigitte Bardot por Bru Pacífico

Esse é um penteado coringa que fica bem em diferentes tipos de look, desde os mais clássicos até os mais ousados, além de também poder ser feito em cabelo mais curtos, enrolados ou com franja.

10. Meio preso com nó celta por Juliana Goes

Esse é uma opção de penteado meio preso que combina com produções vintage e boho, tem um resultado final muito bonito e traz um ar refinado ao look. Fica melhor em fios lisos.

11. Solto arrumadinho por Helena Lunardelli

Elegância é a palavra-chave desse penteado. É uma forma de inovar o visual solto natural sem ter que prender as madeixas, aprenda como:

12. Moicano por Camila Coelho

O moicano é um penteado bastante usado para festas, pois deixa qualquer produção mais elegante. O tutorial ensina um moicano com “liso diva”, portante pede fios lisos.

13. Sete penteados para cabelos cacheados por Nanda Chaves

Diferente dos penteados anteriores que eram destinados aos fios lisos, aqui temos 7 ideias simples e fáceis de penteados para cabelos cacheados ou crespos que sejam mais curtos.

14. Cinco penteados para cabelos crespos por Nane Riehl

Esse tutorial apresenta 5 opções de penteados para cabelos crespos para usar naqueles dias em que o cabelo acorda sem vida e fora do lugar, porém os truques podem facilmente serem usados para inovar o visual e arrasar em uma festa com penteados estilosos.

15. Dez penteados para cabelo curto por Sunnie Brook

Por fim, como não poderia faltar, opções de penteado para as donas de madeixas curtas. No vídeo são mostradas 10 alternativas simples para inovar o visual.

Vale lembrar também que o corte já faz toda a diferença no look (aposte em cortes repicados e com movimento) e que qualquer penteado pode ser inovado com a adição de um acessório, por isso vale a pena investir em presilhas, tiaras e arcos para deixar seus penteados ainda mais estilosos.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas