Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Penteados para cabelo curto: ideias para variar seu visual

Ao contrário do que parece, os cabelos curtos permitem inúmeras variações; descubra penteados incríveis para os comprimentos menores

em 02/04/2015

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Foi-se o tempo em que ser feminina significava obrigatoriamente ter cabelos longos. Os cortes médios e curtos caíram no gosto de muitas mulheres e hoje são bastante associados a traços de personalidade como determinação e independência. Apesar disso e da evidente praticidade, os fios curtos ainda sofrem resistência, principalmente por serem considerados limitadores na hora de mudar um pouco o visual ou de elaborar um penteado para eventos.

Contudo, alguns detalhes muitas vezes são ocultos quando o assunto é cabelo curto. O hairstylist Alan Cocolo, do Salão Prime de São José do Rio Preto, destaca que “os comprimentos menores podem ser arrumados em menos tempo e proporcionam economia de produtos”, além de valorizarem o rosto da mulher.

Entre grampos, tiaras, tranças, modeladores e sprays, são inúmeras as possibilidades de arrumações para os cabelos curtos. “Em um dia, pode-se modelar com mousse e obter um visual mais despojado; no outro, os fios podem estar bem lisos com auxílio de uma prancha”, exemplifica Alan. Vale a pena lembrar, também, que um pouco de criatividade faz toda a diferença: não há motivos para não prender, pentear, soltar e testar diversas ideias nos cabelos.

Se você está há tempos considerando ceder às tesouras, conhecer alguns jeitos diferentes de arrumar os fios curtos pode ser o empurrãozinho que te faltava. Se você já se rendeu e está reinventando seu estilo, confira alguns penteados que ficam lindos em madeixas menores.

Ondulados

Perfeito para ocasiões mais informais ou mesmo para o dia-a-dia, os cabelos ondulados têm cara de “acordei assim”, efeito simples de ser obtido nos cabelos curtos. Com a ajuda de uma chapinha ou um babyliss, é possível modelar os fios de modo que fiquem bagunçados, mas não desarrumados.

O truque para a ondulação com babyliss ou chapinha é que o aparelho seja posicionado no meio do comprimento da mecha, e não no final. Também é possível obter um resultado mais impactante quando a ponta do cabelo não é enrolada. A finalização pode ser feita com spray e texturizadores.

Trançados

Tranças podem fazer toda a diferença em qualquer produção, sejam embutidas ou soltas. Prender a franja e esconder o grampo por baixo do cabelo, elaborar um pouco mais e completar as laterais do cabelo e, para aquelas que não dominam o estilo, também é possível fazer rolinhos puxando mais mechas para o comprimento. Os resultados são charmosos, delicados e caem bem em diferentes situações.

Coques

Clássico e fino, os coques não passam longe dos cabelos curtos. Embora nem sempre seja possível prender todos os fios, ainda é possível conquistar um coque “podrinho” com alguns grampos e algumas torções pelo comprimento. O maior segredo é não se preocupar com perfeição!

Com acessórios

Presilhas para prender só uma parte da franja e formar um pequeno topete, grampos aparentes para estilizar e tiaras para não sair do lugar. Os acessórios ficam lindos em todo tipo de cabelo e podem servir de complemento ao look.

Um penteado muito bonito, que pode ser feito com facilidade, demanda apenas uma tiara ou uma headband, a qual deve ser colocada sobre o topo da cabeça. O elástico da peça é oculto pelo próprio cabelo, que deve ser inserido em mechas para dar a volta sobre a peça, formando assim uma cobertura com aspecto de corda.

Elaborados

Foto: Reprodução / Nik Scott | Dia de Beauté |  Camille Styles

Foto: Reprodução / Nik Scott | Dia de Beauté | Camille Styles

Para eventos mais formais, nos quais um penteado mais elaborado é desejado, o ideal é que o cabelo seja arrumado com a ajuda de um profissional. Além dos coques mais tradicionais, um estilo que pode ser feito em cabelos curtos e é recomendado por Alan Cocolo é o moicano, “com uma elevação no centro da cabeça e as laterais bem rentes ao couro cabeludo”.

Para colocar em prática

Depois de optar pelo seu estilo capilar do dia, não é preciso ter dúvidas sobre como começar a arrumação. Com a seleção de vídeos abaixo, é possível entender melhor como funcionam alguns dos penteados recomendados e descobrir alguns outros que possam ter tudo a ver com você!

Penteado retrô para cabelos médios por Vic Ceridono

O topo volumoso é o grande charme do penteado ensinado pela blogueira Vic Ceridono. Nesta versão, um coque simples finaliza o penteado, que também pode ser usado com as laterais soltas.

Coque sofisticado para cabelos afro médios por Rayza Nicácio

No comprimento médio, Rayza Nicácio mostra que também é possível e super fácil elaborar um penteado elegante com coques para cabelos afro.

Penteado lateral para cabelos afro curtinhos por Maraisa Fidelis

Os cabelos afro curtinhos também têm vez para variações! O estilo lateral simples é ensinado pela blogueira Maraisa Fidelis.

Penteado tipo moicano para cabelos afro e crespos por Cindy Rizos

Com um estilo mais ousado, a youtuber Cindy Rizos mostra como fazer um moicano com franja de cachinhos.

Penteado torcido com acessório para cabelos curtos e médios por Niina Secrets

Usando uma tiara de elástico, Niina Secrets prende o cabelo em rolinhos para elaborar um penteado super delicado e versátil.

Coque lateral para cabelos chanel por Débora Nogueira

Para ocasiões mais formais ou que exigem um cabelo mais alinhado, a maquiadora Débora Nogueira sugere opções de coque que podem ser feitas em chanel.

Arrumações finas para cabelos estilo joãozinho por Cris Guerra

Os cortes joãozinho podem parecer muito limitadores para quem gosta de variar sempre nos fios, mas Cris Guerra mostra como uma simples divisão diferente na linha do cabelo já é capaz mudar tudo.

Tranças laterais em cabelos chanel por Tamy Yasue

As tranças são as melhores amigas de quem tem cabelo curto, podendo ser usada como detalhe, para prender a franja ou como elemento principal de um penteado. A blogueira Tamy Yasue mostra como usar esse tipo de arrumação para formar uma coroa em volta da cabeça.

Fotos de penteados para cabelos curtos para você se inspirar

Depois da prova real de que penteados dependem sobretudo de criatividade, e não do comprimento do cabelo, inspire-se para elaborar o novo estilo para suas madeixas!

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas