Penteados para cabelo curto

Além de atraentes, os cabelos curtos são originais, fáceis de modelar e permitem várias maneiras de pentear

Por Selena Escher
Atualizado em 26/08/2013 14:00
penteados para cabelo curto Penteados para cabelo curto

Foto: Thinkstock

Ideais para o verão, ou mesmo para mulheres de forte personalidade, os cabelos curtos são a nova aposta entre as celebridades. Entretanto, o corte exige manutenção constante para que esteja sempre em ordem, além de uma pesquisa acerca dos penteados que determinado corte permite.

Os cabelos curtos são tendência. Logo, dentre as opções de adereços que propiciam a mudança do penteado estão as tiaras, presilhas e acessórios florais, além dos modernos casquetes e voilettes. Para eventos, pomadas e mousses mantêm os fios devidamente penteados e agregam sofisticação ao visual.

Atualmente, o prático corte estilo “joãozinho” tem conquistado as mulheres, assim como o raspado em uma das laterais ou em ambas, onde o volume dos fios se mantém apenas no topo da cabeça. Às loiras de fios lisos, cortes irregulares propiciam o realce do tom iluminado.

Contudo, madeixas curtas evidenciam os traços do rosto e colo da mulher, servindo também de truque para trazer à feição ares joviais. Os penteados para cabelos curtos são menos trabalhosos quando comparados aos médios e compridos, e assim, podem ser mais facilmente manuseados.

O penteado de pontas em camadas nas laterais, mais comprido na nuca e com a franja escadeada é uma sugestão, com a vantagem de trazer a quase todos os rostos um ar mais jovem e leve. Porém, aconselha-se sempre a procura de um profissional para que os fios estejam em harmonia com o formato do rosto.

Como sugestão, franja, meia trança lateral ou prender o cabelo de lado utilizando grampos trabalhados agrega ao visual uma nova aparência. Todavia, o falso coque é uma opção para um visual elegante, tal como o moicano para mulheres mais ousadas.

Cortes na altura da orelha expõem sensualidade. Logo, para rostos arredondados, cortes retos com longa franja lateral são os mais indicados, alongando-os. Na contramão, rostos compridos exigem laterais maiores e franja acima das sobrancelhas, tal como o “joãozinho” (ou pixie) se encaixa ao rosto fino e oval.

A mulher de feição triangular, entretanto, deve optar por cabelos volumosos na nuca e mais curto nas orelhas. Para o rosto quadrado, o corte volumoso sem franja e bem desfiado é o mais indicado. Porém, até mesmo os cabelos cacheados irão se adequar aos curtos e seus penteados, opte assim, pelo corte chanel.

De maneira geral, cabelos curtos podem ser usados bagunçados ou escovados, arrumadinhos. Se bem hidratados e com o corte em dia, o penteado naturalmente ganhará vitalidade e movimento. Escova, babyliss e chapinha auxiliam deixando as pontas em evidência, revelando as características do corte.

cabelo curto afro Penteados para cabelo curto

Foto: Thinkstock

Os diferentes comprimentos dos cortes curtos

Cabelo curto não é tudo a mesma coisa, afinal existem diferente comprimentos de cabelo que se encaixam nessa grande categoria dos curtos. Aprenda a diferenciá-los segundo as dicas da cabeleireira Bruna Lara.

Bob médio ou longo: esse cabelo varia entre a altura do ombro e um pouco mais para cima ou para baixo. Combina com: praticamente todos os tipos de rosto. “Para magras de rosto fino, ele acentua os traços, já para as cheinhas de rosto mais arredondado, ele alonga” diz Bruna.

Chanel: esse é o corte que vai até o queixo. Em alguns casos, pode ser deixada umna franja mais comprida que a parte de trás do cabelo. Combina com: rostos com formato arredondado, especialmente o corte com franja mais longa, de acordo com Bruna: “por causa dos bicos a frente ele alonga o rosto de quem tem rosto redondo ou muito quadrado”.

Curto Joãozinho e Pixie: esse corte é aquele que se assemelha aos cortes masculinos, porém se adapta perfeitamente ao rosto feminino. O corte pixie é um pouquinho mais comprido que o Joãozinho. Combina com: rostos mais estreitos e delicados, segundo a cabeleireira.

Vídeos: penteados para cabelos curtos

A seguir você confere uma seleção de vídeos com dicas e sugestões de penteados para fazer nos cabelos curtos para diversas ocasiões e gostos.

Como fazer coque em cabelo curto por Tamy

No vídeo, a blogueira do De repente Tamy mostra que é possível e ensina como fazer um coque alto para o dia a dia em cabelos bem curtos.

3 penteados para chanel curto

Veja no vídeo as dicas do cabeleireiro para fazer três penteados de festa diferentes com o cabelo com corte chanel curto.

Torcidinho para chanel ou bob médio/longo por Vic Ceridono

O penteado ensinado pela editora de beleza Vic Ceridono é rápido e fácil de fazer, mas o cabelo precisa estar pelo menos um pouco abaixo do queixo para conseguir fazer. Confira:

Penteado com duas tranças para chanel ou bob

Esse penteado para ser feito com sucesso precisa de um comprimento mínimo na altura do queixo, senão não será possível trançá-lo.

Como fazer babyliss no cabelo curto por Raphaella Avena

No vídeo abaixo, a blogueira Avena ensina como fazer babyliss mesmo nos fios curtos. Entretanto, para fazer esse efeito, o cabelo precisa ter no mínimo um palmo de comprimento.

Penteado preso lateral para cabelo curto afro por Jeitinho Próprio

No vídeo, você aprende como colocar o cabelo crespo todo para o lado e prendê-lo em um look que pode ser usado tanto no dia a dia quanto em festas.

Como fazer babyliss no cabelo cacheado por Cinthya Rachel

Fazer babyliss no cabelo liso e no cacheado demanda técnicas diferentes. Nesse vídeo, a blogueira Cinthya explica como fazer a técnica no cabelo com cachinhos sem deixar o look artificial.

Como dar volume ao cabelo curto

Aprenda aqui como dar um super volume mesmo aos cabelos curtinhos e sem volume. Siga as dicas do vídeo e experimente fazer em casa. A blogueira não é brasileira, mas o vídeo tem dublagem em português.

Cabelo curto: mais inspirações para você