Parceiro mais velho é melhor para a mulher?

Entenda como escolher entre um homem mais novo ou mais velho pode influenciar a vida da mulher

Por Andressa Dias
Atualizado em 18/01/2012 17:22

parceiro mais velho Parceiro mais velho é melhor para a mulher?

Hoje em dia, muitas mulheres ainda se questionam se é melhor ter um parceiro mais novo, da mesma idade ou mais velho. Diversos estudos na área apontam que a mulher se beneficia se tiver relacionamentos com homens mais velhos ou de mesma idade.

Algumas destas pesquisas mostram que as mulheres bem sucedidas preferem os homens mais velhos e atraentes, pois procuram relações mais profundas. Por se sentirem mais confiantes, têm mais liberdade para escolher homens mais atraentes. Afinal não estão em busca de uma relação de amparo, aquela em que a mulher depende do homem para lhe sustentar.

Já os homens mais velhos e bem sucedidos continuam procurando por mulheres mais novas, que tenham assuntos em comum e mais maturidade, justamente por não terem essa necessidade de uma relação mais profunda. Para o homem é mais benéfico se relacionar com mulheres mais jovens, pois elas estarão em condições de cuidar deles quando precisarem e isso aumenta sua expectativa de vida.

Porém, os extremos de diferença de idade são prejudiciais à saúde da mulher. Casar com um homem muito mais novo diminui a expectativa de vida dela em até 20% e com homens entre sete e nove anos mais velhos também diminui, porém em apenas 10%.

Isso ocorre pois o homem mais novo não se torna um parceiro que cuida de sua esposa nos últimos anos da vida e o homem mais velho provavelmente não estará vivo quando sua companheira precisar de cuidados.

Acredita-se ainda que casais de mesma idade em geral tem uma relação duradoura e saudável pois ambos se encontram na mesma fase na vida, são de maturidade similar e provavelmente têm experiência de vida e aspirações parecidas. Além disso, a sociedade é menos rígida com casais de mesma idade, enquanto casais com diferença de idade podem sofrer pressão e preconceito da família, amigos e pessoas com quem convivem.

Mas essa escolha depende muito de cada indivíduo, de cada necessidade e da visão que cada um tem a respeito dos relacionamentos. Alguns buscam parceiros bonitos, outros inteligentes, outros buscam companheiros de atividades e assim por diante. Não existe regra que afirme categoricamente se é melhor um parceiro mais novo ou mais velho para a mulher, mas as pesquisas podem ajudar a entender um pouco melhor as escolhas femininas.