Os diferentes tipos de massagem

Conheça diferentes técnicas de massagem, como são feitas e seus benefícios

Por Andressa Dias
Atualizado em 22/06/2012 15:32

massagem Os diferentes tipos de massagem

A massagem é uma terapia que envolve a utilização das mãos na aplicação de técnicas específicas de pressionar, esfregar e manipular os músculos e tecidos do corpo de diversas formas desde as camadas mais profundas até as mais superficiais.

Os principais propósitos da massagem são auxílio no tratamento de doenças, melhoria das funcionalidades dos tecidos e músculos e relaxamento e bem estar. As massagens podem ser feitas em cadeiras e mesas específicas para esse fim ou em um tatame no chão, preferencialmente em um lugar confortável, arejado e bem iluminado para melhor aproveitamento da massagem.

Tipos de Massagem

Massagem sueca: No Brasil este tipo de massagem também é conhecido como massagem clássica e é o tipo mais comum de massagem. A massagem sueca é relaxante e suave, os movimentos são circulares, longos e gentis.

Aromaterapia & Massagem: Esta técnica consiste em adicionar aromaterapia às massagens terapêuticas. A aromaterapia é a utilização de óleos essenciais no estímulo cerebral através do olfato, provocando diferentes sensações em todo o corpo.

Terapia das Pedras Quentes: Utiliza-se pedras quentes e frias para massagem nesta terapia dependendo das necessidades de cada um. As pedras são colocadas ao longo dos músculos, os quais sofrem a ação da termo terapia. Este tipo de massagem tem o objetivo de combinar a energia do corpo e das pedras, produzindo a sinergia das funções orgânicas e fisiológicas.

Massagem Profunda do Tecido: É uma massagem terapêutica que trabalha a reorganização dos tecidos nas camadas mais profundas, dos músculos e dos tecidos conectivos. Os movimentos são similares aos da massagem sueca, porém são concentrados nas áreas de maior tensão. São indicadas para dores musculares crônicas e muito agudas, para quem tem problemas posturais e luxações.

Outros tipos de massagens que estão entre as principais são o shiatsu, a massagem tailandesa, a massagem em gestantes, a reflexologia, a massagem esportiva e a massagem relaxante nas costas.