Os benefícios do colágeno para pele

Saiba porque o colágeno está ficando cada vez mais popular

Por Karen Gomes
Atualizado em 17/07/2013 16:10

beneficios do colageno para pele Os benefícios do colágeno para pele

O colágeno é um tipo de proteína e uma de suas funções essenciais é formar as fibras que dão sustento à pele e que também contribuem na formação de músculos para quem se exercita.

Esta proteína é fabricada naturalmente pelo nosso organismo. Porém, a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma diminuição na produção desta substância. Essa perda é de 1% do total de colágeno no corpo e causa redução da elasticidade e hidratação da pele além de males como rugas, celulites, flacidez, unhas e cabelos quebradiços e sem brilho.

Por esse motivo, muitos médicos sugerem o consumo do colágeno depois dos 30 anos de idade e, em casos especiais, até antes desta idade. Para mulheres com mais de 50 anos, o uso é indispensável para manter a pele jovem, firme e saudável.

Onde encontrar colágeno para consumo

Normalmente, o colágeno pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, orgânicos ou farmácias. O colágeno costuma ser ingerido em forma de cápsulas, as quais têm um aspecto gelatinoso e em pó, que pode ser diluído em água ou outros líquidos e tomado.

Essa proteína é extraída do osso e da cartilagem do boi, passando pelo processo de quebra das moléculas de proteína para que sejam absorvidas com facilidade pelo organismo. Em sua composição há cerca de 95% de proteínas, 1 a 2% de sais minerais e até 5% de água, sendo isento de gordura, carboidratos e colesterol.

As cápsulas e o pó podem ter aromas artificiais, como de laranja ou limão, o que facilita e encoraja sua ingestão. A quantidade que deve ser consumida deve ser recomendada por um especialista.

O colágeno também está presente, de forma menos concentrada, na gelatina. Porém seu consumo deve ser restrito para evitar o aumento de açúcares no corpo. Alimentos que contenham vitamina E e C, zinco, cobre, selênio e silício colaboram, ainda, com a sintetização de colágeno no organismo.

Ingerir o colágeno é uma alternativa barata e prática para retardar o aparecimento de sinais da maturidade e por isso ele tem se tornado mais popular a cada dia. Consulte seu dermatologista e experimente consumir colágeno por um tempo e verá como sua pele, unha e cabelos vão ficar com um aspecto mais bonito e saudável.