Os benefícios de um simples abraço

Entenda como o abraço pode influenciar positivamente na sua qualidade de vida

Por Andressa Dias
Atualizado em 18/07/2011 9:29

os beneficios de um simples abraco Os benefícios de um simples abraço

O abraço é um dos principais gestos de afeto, ele permite ao mesmo tempo uma sensação gostosa de conforto e de proteção. Além disso, o abraço é o carinho universal, pois pode ser dado e recebido de qualquer pessoa.

Porque abraçar faz bem para a saúde?

O abraço é muito importante para o bem-estar porque ativa diretamente as regiões temporais e frontais do cérebro, que são as partes ligadas ao prazer. Durante o abraço, o cérebro libera dopamina e serotonina, que são os hormônios que provocam essa sensação.

Além de estreitar as relações entre as pessoas e promover a empatia entre elas, o abraço também pode ser grande aliado no combate ao estresse. Estudos apontam que o abraço diminui os níveis de alguns hormônios ligados ao estresse, pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea e, consequentemente, o risco de doenças cardíacas.

Outras pesquisas mostram ainda que o abraço gera o aumento de uma substância chamada oxitocina, que faz com que a pessoa queira ser cada vez mais abraçada por sentir os benefícios que o gesto traz. Sendo assim, quanto mais a pessoa é abraçada, menos estressada ela fica e mais abraços ela vai querer, criando um círculo virtuoso e encorajando este hábito saudável.

Do mesmo modo que o abraço age nos níveis hormonais, ele também tem efeitos positivos nos sentimentos de cada um. Ao receber um abraço, a pessoa se sente acolhida e mesmo nos casos de depressão, em que ela não vê mais saída, é possível que esse quadro se reverta e a pessoa se sinta mais forte para lutar por sua vida.

O abraço e os relacionamentos

É aconselhável que os membros de uma família se abracem ao menos uma vez por dia. Isso os deixa mais próximos e também mais unidos. Na correria do dia a dia, muitas vezes a família acaba passando pouco em contato e perde várias oportunidades de carinho. É muito importante que as crianças sintam o conforto do abraço de seus pais ou eles vão acabar recorrendo a outras fontes de carinho e atenção.

Os casais também se beneficiam dos benefícios do abraço. Alguns psicólogos consideram, inclusive, que o abraço é até mais importante que o beijo. Quando duas pessoas se abraçam, o sentimento reforçado é o de que não há diferenças ou barreiras que as separe, e isso é imprescindível para o sucesso dos relacionamentos.

Além de todos esses fatores positivos relacionados ao abraço, ele também pode servir para alegrar o dia de alguém. Abrace alguém que não espera por este gesto, como uma colega de trabalho, desde que você tenha abertura suficiente para isso. Você perceberá que a pessoa vai sorrir e o clima entre vocês ficará mais saudável e leve.

Por fim, não restam dúvidas de que o abraço é um dos gestos de carinho mais importantes da humanidade. Ele é compreendido por qualquer pessoa, de qualquer país, qualquer idade e qualquer raça. Abuse dos abraços e aproveite o bem-estar que ele pode proporcionar.