Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Os benefícios da camomila para a saúde e beleza

A erva é multifuncional e pode ser usada como medicamento natural ou até mesmo para cuidados com a pele e cabelos

em 16/03/2012

Quem nunca ouviu a avó ou até mesmo a mãe dizendo que o chá de camomila é um santo remédio e um ótimo calmante? A camomila é uma erva bastante conhecida por seus poderes naturais que incluem não só o efeito tranquilizante, mas também vários outros benefícios para a saúde e beleza.

Com um aroma intenso, porém suave e agradável, a camomila é uma erva multifuncional e tem propriedades terapêuticas. Ou seja, ela pode ser usada tanto como um medicamento natural em forma de chá, como também para cuidados com a beleza da pele e cabelos. Saiba mais sobre os benefícios da camomila.

Camomila para cuidar da saúde

Estudos confirmam que o chá de camomila tem função relaxante e serve como um tranquilizante natural, por isso ajuda no tratamento do estresse, combate a insônia, dor de cabeça e alivia cólicas menstruais.

A camomila também se destaca por ser eficaz no fortalecimento do sistema imunológico, pois ajuda no combate a infecções. E para aliviar os males, basta consumir o chá de camomila na temperatura que preferir e a qualquer momento do dia. A sensação de alívio dos sintomas é imediata.

Camomila para ficar mais bonita

Na cosmética, o óleo da camomila (chamado de azuleno) é o ingrediente principal na composição de alguns produtos de beleza. O óleo de camomila em produtos manipulados ou em compressas frias tem efeito calmante para edemas, inflamações, alergias e queimaduras na pele. Fazer compressas de chá de camomila nos olhos ajuda a combater inchaços e alivia as olheiras.

Nos cabelos, o chá de camomila ajuda a realçar os fios claros como o loiro e castanho médio, dando um tom levemente dourado de forma natural. No mercado, também existem produtos que contém a camomila na composição e têm a mesma finalidade.

Para o rosto e corpo, a camomila tem efeito calmante, alivia a vermelhidão da pele e hidrata. Para isso, é possível preparar receitas caseiras ou investir nos cosméticos que tragam a erva na composição.

Para um banho relaxante e calmante, acrescente flores secas de camomila na água morna da banheira. Isso ajuda a aliviar a tensão e tem efeito tranquilizante, favorecendo uma boa noite de sono. A dica também serve para o banho do bebê.

Comentários
Dicas relacionadas