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Os benefícios da atividade física na terceira idade

Exercícios são grandes aliados para prevenir e retardar o processo de envelhecimento

em 31/01/2012

Praticar atividades físicas é essencial em todas as fases da vida, mas na terceira idade elas se tornam ainda mais importantes. Os exercícios trazem muitas vantagens para o corpo, melhorando a qualidade de vida e proporcionando bem-estar.

Há uma série de mudanças que ocorrem no corpo e organismo com o envelhecimento, e sem cuidados redobrados, podem surgir vários problemas. Para quem já chegou à terceira idade, mexer o corpo praticando atividades físicas regularmente é a melhor maneira de ficar longe do sedentarismo e garantir mais disposição. O exercício físico é, sem dúvida, um grande aliado para prevenir e retardar o processo de envelhecimento.

Entre os benefícios da atividade física na terceira idade estão aumento da força muscular, energia, maior flexibilidade no corpo, equilíbrio, coordenação motora, controle do peso, diminuição da ansiedade e prevenção de diversas doenças.

Mas os exercícios não melhoram somente a capacidade corporal da pessoa idosa, refletem também na autoestima.

Para quem já passou dos 60 anos ter uma atividade física tranquila e saudável, algumas dicas são válidas.

Ter uma dieta balanceada e consumir bastante água durante as atividades, fazer alongamentos antes e depois de cada seção de exercícios, escolher o melhor horário para se exercitar, praticar os exercícios de 3 a 5 vezes por semana por 20 minutos ao dia e iniciar as atividades devagar aumentando a intensidade gradualmente são orientações importantes.

A atividade física na terceira idade deve ser prazerosa, por isso é essencial que a pessoa escolha algo em que se sinta bem.

Caminhadas, hidroginástica, exercícios com peso, alongamento, yoga, pilates, entre outras podem sim ser praticadas pelo público da terceira idade.

É importante ressaltar que antes de iniciar a prática de qualquer atividade, a pessoa idosa necessita passar por uma avaliação clínica para que o médico possa orientar na escolha e acompanhar o programa de exercícios a ser seguido.

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