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Os 4 piores alimentos que você pode dar aos seus filhos

Muitos dos alimentos mais presentes na alimentação diária das crianças podem fazer mal à saúde

em 23/09/2014

Foto: Thinkstock

É certo que todo filho traz uma série de preocupações. Como pais e mães é preciso pensar na educação dos pequenos, se estão se dedicando à escola e aos estudos, pensar no lazer e nos amigos com os quais os filhos convivem e se estão bem de saúde.

No entanto, pensar naquilo que as crianças estão comendo muitas vezes é função esquecida, mas, fundamental, já que uma alimentação de qualidade traz bons frutos e pode evitar problemas mais sérios, como a obesidade infantil.

Porém, cuidar da alimentação dos filhos vai além de cortar o açúcar e os alimentos gordurosos. Por isso, saiba quais são os cinco piores alimentos que você pode dar aos seus filhos para, assim, cuidar melhor do que eles estão comendo.

1 – Batatas fritas, pizza, nuggets

É de senso comum que batatas fritas, pizza e nuggets são os alimentos preferidos da maioria das crianças. Sabe-se também que não são alimentos saudáveis e que se consumidos em demasia são o primeiro passo para hábitos alimentares ruins.

Apesar disso, vale a pena ressaltar que isso não significa que esses alimentos devam ser banidos da alimentação dos pequenos, mas, que se pondere a quantidade e o tamanho das porções.

Sugere-se também que o modo de preparo desses alimentos seja adaptado. Ao invés de batatas fritas, opte por batata palito assada. O mesmo também pode ser aplicado no preparo dos nuggets e hambúrgueres. Além disso, ao preparar a pizza, opte por queijos mais magros e procure adicionar mais legumes como tomate, rúcula ou cenoura.

2 – Refrigerante e sucos industrializados

Além das chamadas junk foods, o refrigerante é um dos grandes vilões da alimentação infantil. No entanto, pouco se sabe que os sucos industrializados podem fazer tão mal quanto, isso porque algumas variedades de suco contêm apenas 10% de polpa natural, enquanto que os outros 90% são aditivos e açúcar. Por isso, é preciso dosar e optar, o máximo possível, por sucos naturais, água e leite.

3 – Cereais açucarados

As caixas dos cereais infantis são atraentes tanto no que diz respeito aos personagens estampados nas embalagens quanto às vitaminas e aos minerais presentes naquele cereal. Por outro lado, a quantidade de açúcar muitas vezes é superior às vitaminas e minerais.

Por isso, opte por cereais com maior teor de fibras e menos açúcar e procure novas opções também na prateleira de cereais adultos. Outra opção é servir cereais naturais, como a aveia, servidos com leite e frutas.

4 – Carnes processadas

Salsichas e frios, como o presunto e os salames, são carnes processadas cheias de aditivos e sódio, o que pode contribuir para doenças cardíacas e para a obesidade e o diabetes, problemas que normalmente se manifestam na vida adulta. Por isso, vale a pena reduzir seu consumo e atentar-se aos rótulos dos produtos para buscar opções mais saudáveis e com menos sódio e gordura.

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