Oriente sua funcionária para otimizar o tempo de serviço

Organizar rotinas de trabalho ajuda a ganhar tempo na realização das tarefas

Por Carolina Werneck
oriente sua funcionaria para otimizar o tempo de servico Oriente sua funcionária para otimizar o tempo de serviço

Foto: Thinkstock

Na hora de escolher uma funcionária para trabalhar em casa, é imprescindível verificar se ela se encaixa no perfil da família, se é comunicativa, eficiente e sabe como realizar, ainda que minimamente, as tarefas diárias necessárias na rotina da casa.

Passado esse primeiro momento, vale a pena investir algumas horas (ou mesmo dias) em uma espécie de treinamento básico. O que acontece é que cada pessoa tem seu jeito de fazer as coisas – e explicar para a nova funcionária como você prefere que as tarefas sejam realizadas evita uma série de possíveis problemas ou dificuldades no futuro.

Ao chegar, o ideal é que ela prepare o café da manhã. Explique como sua família está acostumada a realizar essa refeição e os alimentos que vocês costumam consumir nesse horário, para que não ocorram atrasos e outros percalços. Durante o café da manhã ela pode começar a lavar a louça da noite anterior e arrumar a sala, por exemplo.

Após a saída da família, pode ser uma boa ideia lavar a louça suja e deixar a cozinha organizada. Ao final dessas tarefas, as roupas devem ser separadas e lavadas, para dar tempo de secarem até o final do dia.

Como atualmente a maioria das casas possui máquina de lavar roupas, as tarefas relacionadas a isso não costumam tomar muito tempo, o que permite que os quartos sejam adequadamente organizados ainda pela manhã. Oriente-a para que carregue todos os produtos e utensílios de limpeza de uma só vez para os cômodos, de modo que não precise voltar à despensa ou lavanderia a todo momento.

De manhã também é importante fazer a higiene dos banheiros, para que a família possa utilizá-los na hora do almoço.

Se vocês costumam almoçar em casa, sua funcionária também precisa se organizar para que não ocorram atrasos e outros transtornos. Se achar necessário ou ela não possuir vasta experiência na cozinha, prepare cardápios diários antecipadamente. Isso facilitará a rotina e ajudará a evitar atrasos.

Enquanto a família come, ela pode estender a roupa já lavada e começar a passar as peças do dia anterior. Assim que o almoço acabar, ela lava a louça usada e arruma a cozinha adequadamente.

No período da tarde, ela passa o restante da roupa do dia anterior, além de recolher a roupa lavada no dia que já estiver seca. Também pode varrer e passar pano na casa, além de preparar uma lista de compras, no caso de estar faltando alguma coisa.

Organizando a rotina da sua funcionária doméstica, ela não fica tão perdida e pode realizar as atividades diárias de acordo com as suas expectativas.