Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Ombré hair: o degradê que deixa seu cabelo suavemente mais claro

Conheça a técnica que permite mudar o visual sem danificar muito os fios e que pode ser feita em qualquer cabelo, com tons variados

em 02/04/2015

Foto: Reprodução / Modices

Foto: Reprodução / Modices

O cabelo loiro é uma obsessão de muitas mulheres pelo mundo, porém o tempo e dinheiro investidos muitas vezes se tornam uma barreira para partir em busca do tom platinado. Mas a técnica de tintura Ombré hair torna possível a mudança para as madeixas loiras sem exigir retoque freqüente e sem danificar muito os fios.

A técnica pode ser usada para deixar loiras mais platinadas e morenas com as pontas iluminadas e seu grande diferencial consiste em manter a raiz da cor original do cabelo. O ponto alto do ombré hair é o clareamento esfumado com destaque nas pontas, formando um degradê e um efeito de queimado de sol.

Várias famosas como Grazi Massafera, Deborah Secco e Carolina Dieckman adotaram este cabelo e inspiraram muitas mulheres a procurar um salão de beleza para mudar o visual. Sem duvidas o sucesso desta técnica se justifica com sua versatilidade e adaptabilidade para loiras, morenas, negras e asiáticas, podendo ser aplicada de forma mais suave ou intensa.

Fotos de cabelo com ombré para te inspirar

Quando buscamos uma referência para inspirar uma mudança de visual, é sempre importante priorizar que essa referência tenha algumas semelhanças com nosso biotipo. Confira abaixo uma seleção de imagens de blogueiras, de diferentes etnias e com tipos de cabelo variados para que você encontre aquela com a que mais se identifica.

Como fazer ombré hair

Decidiu apostar no tom iluminado? Veja a seguir como a técnica é feita por profissionais e também de forma caseira por algumas blogueiras que arriscam apostar em um método mais econômico para estilizar os fios.

No salão

Um dos pontos altos da técnica ombré é o efeito degradê como explica o profissional Nelliton Carvalho, hairstylist do salão Jacques Janini: “As mechas são feitas em diagonal e bem leves, sem muita simetria, para um efeito supernatural. Elas se misturam aos fios naturais, sem deixar o cabelo marcado, conferindo um efeito queimado de sol surpreendente”.

De acordo com o profissional, essa coloração não exige retoques frequentes e podem ser feitos a cada 3 ou 6 meses. Ainda é importante ressaltar, que cabelos tingidos exigem maior hidratação, seja ela caseira ou em um salão profissional.

Em casa

Nem sempre é possível frequentar um salão de beleza para uma mudança de visual, portanto selecionamos 3 vídeos com tutoriais usando diferentes técnicas que explicam o passo a passo para você ousar e economizar fazendo o ombré hair em casa:

Esta técnica consiste na divisão do cabelo em mechas e a separação de alguns fios usando o cabo de um pincel ou de um pente. Então o cabelo é desfiado e é aplicada a tinta nas proximidades das pontas, o próximo passo é envolver o cabelo com tinta em papel alumínio e deixar agir por uma média de 30 minutos, sempre se atentando à evolução da descoloração.

O destaque desta técnica é a falta de necessidade de acessórios, pois é feita basicamente com as mãos. Puxe o cabelo para trás, como um rabo de cavalo, segure na metade do comprimento do rabo e inicie a aplicação, concentrando o descolorante nos dedos. Concentre mais tinta nas pontas e deixe agir, observando a progressão do clareamento até chegar ao tom desejado, então lave os fios e aplique uma máscara matizadora para finalizar.

Embora o produto Imedia Excellence Californianas leve o nome de outra técnica de coloração, ele pode ser perfeitamente usado para fazer ombré. Todos os passos são indicados na embalagem que também contem um pente para auxiliar na aplicação da coloração, que também pode ser complementada com as mãos. Se atente às orientações da embalagem para um resultado fiel ao que é anunciado.

O melhor tom para o seu ombré hair

Clarear os cabelos pode ser um desejo de muitas mulheres, sendo elas brancas, morenas, negras ou asiáticas. Diante da grande opção de cores e tons, esbarramos em algumas dificuldades para decidir o tom que melhor se adapta a nossa cor de pele e cabelo.

Diante desses obstáculos na escolha do melhor tom, preparamos algumas dicas contando com a ajuda do profissional Nelliton, que garante que a versatilidade da técnica permite seu uso em todos os tipos de cabelo:

Loiras

As loiras são as que encontram mais facilidade e menos barreiras para a escolha dos tons, tenho mais liberdade para ousar. As mulheres com cabelos loiros e pele clara podem ousar e abusar do loiro claro ao claríssimo.

Morenas

Para as morenas, a técnica ombré é benéfica, pois evita um grande contraste da cor dos cabelos tingidos com a pele, haja vista que a raiz mantém sua cor natural. As mulheres com essa tonalidade de cabelo podem apostar em cores que vão desde o castanho mel ao loiro médio.

Negras

Uma ótima inspiração e incentivo para as mulheres negras clarearem as madeixas é a cantora Beyoncé, que já ousou em diversos tons de loiros. O conselho a respeito da escolha do tom é que optem pelas cores com tons mais quentes e acobreados, pois podem realçar a cor da pele.

Asiáticas

Mesmo a pigmentação mais escura dos cabelos das orientais não as priva desta técnica e uma boa inspiração é a apresentadora Sabrina Sato. Uma dica para as orientais que querem aderir ao ombré, é clarear até 3 tons da cor natural, para que o efeito não fique muito artificial.

As diferenças entre ombré, californiana, mechas e luzes

Foto: Reprodução / Blog da Thássia / Chriselle Lim / Glam4you

Da esquerda para a direita: ombré, californiana e luzes. Foto: Reprodução / Blog da Thássia / Chriselle Lim / Glam4you

Como foi dito, a técnica ombré é uma alternativa para clarear os cabelos, porém mantendo a cor original na raiz dos cabelos. Outras técnicas também são usadas para deixar as madeixas mais claras, e nem sempre é fácil distinguir todas elas.

As mechas californianas são focadas nas pontas do cabelo, criando um aspecto de queimado de sol e iluminado. A maior diferença da californiana para o ombré é que a californiana se concentra nas extremidades do cabelo, enquanto os fios descoloridos do ombré começam mais próximos à raiz.

A técnica que recebe o nome de luzes se baseia em pequenas mechas clareadas que vem desde a raiz e se misturam com os fios de cor natural. Uma desvantagem em comparação com a ombré, é que as luzes exigem manutenção com mais freqüência, o que pode causar maior danificação aos fios.

Cuidados para cabelos tingidos e descoloridos

Foto: Reprodução / Blog da Thassia

Foto: Reprodução / Blog da Thassia

Independente do tom e da técnica escolhidos, a tintura desgasta muito os cabelos e os fios podem se tornar frágeis, com pontas duplas, quebradiços e opacos, portanto é importante manter uma rotina de cuidados para mantê-los saudáveis.

Os cuidados podem ser caseiros, ainda que seja importante buscar a ajuda de um profissional esporadicamente, como indica o colorista: “Usar óleos diariamente ajuda a mantê-los sempre hidratados e saudáveis. Também é importante fazer uma hidratação de nutrição profunda uma vez por semana em casa e a cada 15 dias por um profissional, pois a técnica resseca muito os fios.”

Optar por produtos próprios para cabelos tingidos é uma boa alternativa para manter os fios hidratados e prolongar a cor, como adverte o colorista: “Para manter os cabelos saudáveis e vibrantes, a dica é usar produtos indicados para restauração do fio e da cor.”

Conheça mais sobre produtos para usar em casa e manter a hidratação de cabelos tingidos, saiba a utilidade de cada um e como devem ser usados:

Ampolas: são frascos pequenos com fórmulas concentradas para potencializar a hidratação do cabelo em casa. Elas podem ser misturadas ao xampu ou aplicadas diretamente no cabelo, portanto é importante seguir as instruções da embalagem e analisar a indicação de cada uma.

Máscaras: estes produtos são uma ótima alternativa para uma hidratação intensa, devido a sua espessura. As instruções de aplicação e o tempo de ação nos fios devem ser seguidos de acordo com as informações da embalagem. Parar iniciar o tratamento, é ideal que o cabelo esteja bem limpo e que a aplicação não se concentra na raiz, para evitar oleosidade.

Óleo: os óleos são uma alternativa para finalizar os fios, mesmo depois de secos. Basta aplicar algumas gotinhas nas mãos e passar nos fios, porem é importante dosar a quantidade usada na aplicação para não deixar os fios oleosos, mas ao mesmo tempo tratar os fios ressecados.

Leave-in: é possível encontrar estes produtos com várias funções, porém é importante optar por um especializado para cabelos tingidos, que possibilita conservar a coloração e o brilho dos fios. O leave-in pode ser aplicado sem enxágue, e garantirão cabelos mais macios e sedosos.

Xampu e condicionador violeta: estes produtos conhecidos pela cor roxa têm a função de “desamarelar” os fios tingidos ou descoloridos. É ideal que estes produtos sejam aplicados nos cabelos entre 1 e 2 vezes por semana, intercalando com o uso de um xampu normal para manter os fios platinados.

Agora confira onde encontrar estes produtos de várias marcas e disponíveis em diferentes lojas online:

É válido lembrar que os cuidados com cabelos descoloridos e tingidos deve ser constante, mas que apesar de “dar trabalho”, a técnica do ombré ainda é uma das que menos agride o cabelo, por ser uma descoloração mais suave e em menor quantidade que colorações totais.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas