Dicas de Mulher Dicas de Beleza

O sabonete ideal para cada tipo de pele

Para ter uma pele sempre bonita e bem tratada, a escolha do sabonete é fundamental

em 29/04/2015

Foto: Thinkstock

A indústria de beleza e cosméticos é bem generosa quando o assunto é sabonete. Nas versões líquida, em barra, em creme, e gel, com cores, tamanhos, fragrâncias e funções diferentes, o que não falta são opções para manter a pele limpa, hidratada e perfumada, mas na hora de escolher um sabonete, é importante saber que existe um tipo indicado para cada tipo de pele.

Para encontrar um sabonete que melhor atenda as necessidades da sua pele, é necessário verificar o PH do produto. Quanto mais próximo ele for do PH da sua pele, mais protegida contra as agressões do dia a dia ela ficará. Como a maioria das peles tem PH de 5,5, você pode optar por sabonetes neutros, que possuem PH igual ou menor a 7. Geralmente, as versões líquidas e cremosas são mais suaves, enquanto os produtos em barra são mais alcalinos e podem ser mais agressivos para a pele do rosto.

Depois disso, é só identificar o seu tipo de pele e seguir as dicas que selecionamos para você.

Pele normal

A pele normal não exige nenhum cuidado específico. Se você gosta dos sabonetes mais perfumados, saiba que eles estão liberados, desde que em sua fórmula tenha ingredientes hidratantes como alantoína, cânfora, hamamélis e própolis, que além de hidratar controlam a oleosidade da pele.

Pele seca

Quem tem pele seca deve suavizar a limpeza e intensificar a hidratação. Caso você prefira um sabonete do tipo bem perfumado, pode usá-lo, mas sem esquecer que a prioridade para o seu tipo de pele é a hidratação. Produtos à base de manteiga de karité, ôleo de amêndoas, extrato de semente de uva, lactato de amônia e laurisulfato são ideais para mantê-la sempre impecável.

Pele Oleosa

Peles oleosas funcionam no sentido inverso das secas, ou seja, deve-se intensificar a limpeza e suavizar a hidratação. A melhor opção para quem tem esse tipo de pele são os sabonetes adstringentes que garantem limpeza e hidratação. Os produtos à base de ácido salicílico, enxofre, sulfacetamida sódica, própolis e hamamélis ajudam a controlar a oleosidade ao mesmo tempo em que limpam e hidratam.

Pele Sensível

Para lavar peles sensíveis, prefira produtos com substâncias calmantes e que evitem irritações. Os mais indicados possuem substâncias como alfa-bisabolol e azuleno, substâncias que possuem ação anti-inflamatória, além de extrato de aloe vera, que hidrata e extratos de camomila e erva-doce, que funcionam como calmantes naturais. Outra dica é utilizar produtos infantis, que são feitos especialmente para não agredir a pele sensível das crianças.

De nada vai adiantar escolher o tipo de sabonete mais adequado para a sua pele se na hora do banho você exagerar na temperatura da água. A água quente colabora para eliminar a camada de proteção da epiderme que é formada por água e gordura. Nas peles secas, a água quente faz com que fique ainda mais ressecada e nas oleosas, a água quente estimula a produção de glândulas sebáceas. Sendo assim, nada de banhos fervendo. Para o bem da sua pele, tanto no banho quanto para lavar o rosto, prefira a água fria ou morna.

Agora você já pode escolher o sabonete ideal para o seu tipo de pele e cuidar dela como ela merece. Você vai sentir a diferença.

Comentários
Dicas relacionadas