O que o casal deve fazer um ano antes do casamento

Confira um manual completo com detalhes de tudo o que os noivos precisam saber para organizar a cerimônia

Por Ana Carolina Gabriel
Atualizado em 22/06/2012 9:18

o que casal deve fazer antes do casamento O que o casal deve fazer um ano antes do casamento

Após o pedido do noivado, é preciso já pensar nos preparativos do casamento, isso porque, os noivos poderão encontrar diversas opções de lojas e serviços, o que aumenta a chance de optar por produtos e locais perfeitos e mais em conta.

O cerimonialista Rogério Carlos dá dicas e explica o que é preciso fazer 12 meses antes do casamento. Anote:

12 meses antes da cerimônia

Nesse momento, é preciso que você pense como será o tipo de casamento: seja tradicional, ao ar livre ou em um salão. “Pensar previamente no buffet, na decoração e até mesmo como serão produzidos os álbuns e o vídeo também é importante. Já que esses itens serão posteriormente guardados como recordação”, explica Rogério Carlos.

10 meses antes

Durante esse período, é importante que você e seu noivo comparem preços, serviços e produtos juntos, por isso, consultar mais de um fornecedor é uma boa opção. Afinal, vocês poderão escolher pacotes melhores de acordo com o seu orçamento.

Nesse momento também é importante começar as compras do enxoval da casa nova!

Oito meses antes

Principal item da festa,é preciso correr atrás do vestido da noiva. “Durante esse período, é recomendado que a noiva vá pesquisando modelos e preços em várias lojas de vestidos”, ressalta o cerimonialista.

É importante também pesquisar em agências de viagens o lugar onde vocês passarão a lua de mel.

Caso pretendam fazer o dia da noiva e do noivo, é nesse momento que se faz a adesão do pacote, pois poderão parcelar em várias vezes, o que facilitará no orçamento.

Fazer a lista de convidados para a cerimônia é importante, afinal, você não quer se esquecer de ninguém, não é mesmo?

Seis meses antes

Mande os convites para seus convidados: não se esqueça que os padrinhos, o pajem e a daminha devem ser notificados nesse momento para que também possam se organizar para a festa.

Pensar no buffet também é ideal. “Escolher qual será o cardápio da festa de casamento é importante, pois os noivos terão que levar em conta todos os gostos de cada convidado”, comenta Rogério Carlos.

Quatro meses antes

O noivo deve ir atrás das alianças. Escolher a melhor joia demanda tempo.

Já a noiva deve marcar a primeira prova do vestido. “Pensar no penteado, na maquiagem e nos acessórios é preciso, afinal, normalmente esses são os itens mais difíceis de se escolher”, brinca o cerimonialista.

Três meses antes

O grande dia está quase chegando, por isso, é nesse período que os noivos devem preparar todos os documentos necessários à união. Deixar para o último dia não é nada recomendado, já que você poderá se esquecer de algum e trazer imprevistos para a cerimônia.

Dois meses antes

Confeccionar as lembrancinhas de casamento e conferir se está tudo certo com o buffet é importante. “Não deixe de checar o buffet. Embora eles sejam muito bem organizados, é preciso ter certeza que tudo está conforme o planejado”, diz Rogério Carlos.

Uma semana antes

Tudo já está conforme o pensado, por isso, invista em arrumar as malas para a viagem de lua de mel.

Caso você tenha fechado um pacote para o dia da noiva, é nesse período que se começa os tratamentos capilares e de pele, caso seja essa opção que você tenha feito.

Comece a relaxar. Coma bem, durma o necessário e não se preocupe, afinal, é importante aproveitar esse tempinho e curtir os dias que antecedem o seu matrimônio.

Dia do casamento

O grande dia chegou! Por isso, nada de stress! Procurem relaxar e curtir esse momento que com certeza será o mais inesquecível! Pense que tudo já está organizado e por isso, aproveitem o dia!