O que devo colocar na mala para uma viagem longa?

Fazer uma lista com as peças de roupas que você acha ideal para o roteiro de viagem é essencial para não deixar com que sua bagagem fique sem os itens mais importantes

Por Ana Carolina Gabriel
o que devo colocar na mala para uma viagem longa O que devo colocar na mala para uma viagem longa?

Foto: Thinkstock

Nada melhor do que viajar, não é mesmo? Conhecer lugares novos, culturas diferentes, e fazer amizade pelos quatro cantos do mundo. Independentemente de qual será o destino da viagem, o importante é preparar corretamente a mala e embarcar.

Mas ao falar em bagagem, é comum as pessoas terem certa dificuldade em escolher quais peças de roupas é necessário levar, o que é preciso não esquecer e qual é a maneira mais prática e eficiente de arrumá-la. Por isso, se atentar aos mínimos detalhes é essencial.

Antes de mais nada, não comece a programar o que você vai levar na viagem dias antes. Quanto mais cedo você decidir fazer as malas, melhor. Calcule as roupas de acordo com a quantidade de dias que você viajará e separe sempre duas peças a mais. Peças íntimas devem ser levadas, pelo menos, cinco vezes a mais dos dias que você ficará viajando.

É preciso também fazer uma listinha com tudo o que você acha importante levar. Para isso, pesquise como estará o tempo da região onde você se hospedará. Claro que não se deve seguir à risca o que a previsão do tempo sugere, já que ao longo dos dias, podem mudar drasticamente, mas é preciso sempre levar opções para dias quentes ou frios.

Como organizar a mala da viagem

Escolha roupas com tecidos que não amassam facilmente, afinal, você não vai ter como passá-las. Depois, em vez de colocá-las dobradinhas, enrole-as em pequenos rolos, bem firmes, para fazer com que as outras pelas caibam melhor e não amasse ou enrugue. Para isso, comece enrolando as camisetas ou camisas, calças e por último, os vestidos.

Evite roupas muito pesadas, como casacos e chapéus. Mas caso você esteja indo para um local gelado, o recomendado é que você leve essas peças em outra mala, separada das demais roupas.

Evite levar mais de dois pares de sapatos. O ideal são dois: um sapato mais confortável para caminhar nos lugares e um mais formal, caso você decida frequentar eventos noturnos. Rasteirinha ou chinelos também são sempre bem vindos.

Os cosméticos? Opte pelos multiusos, ou seja, xampu com condicionador, maquiagens mais compactas e hidratantes com protetores solares. E coloque todos os produtos de higiene pessoal dentro de um saquinho ou em uma bolsinha. Não leve dentro das embalagens, afinal, elas ocupam muito espaço.

Atente-se à segurança

Se você é daquelas mulheres que adoram joias, é preciso deixá-las guardadas em casa. Na viagem, quanto mais simples forem os acessórios, melhor. Você tem opções de sobra para ficar elegante, como por exemplo, os óculos escuros, maxicolares e bijuterias.

Confira qual é o limite de peso aceito pela companhia aérea e depois, meça antes sua mala. Caso o peso esteja alto, você terá que repensar em qual roupa levar. Esse cuidado, embora seja excessivo, é preciso, pois se não, você correrá o risco de ter que deixar alguma roupa fora da bagagem no aeroporto mesmo.