O que as crianças podem aprender com programas infantis?

Saiba como as mídias visuais agem no desenvolvimento das crianças

Por Juliana Cazarine

o que as criancas podem aprender televisao O que as crianças podem aprender com programas infantis?

A geração de crianças de hoje tem acesso a canais pagos de televisão com programação infantil 24 horas por dia, a DVDs com histórias e músicas especialmente criadas para elas e, até mesmo, à internet, que mantém páginas interativas dos seus personagens preferidos. Por sua vez, os pequenos absorvem esse conteúdo e o levam para todas as áreas de suas vidas, para o contato com o colega da escola ou com os pais, por exemplo.

A pedagoga Arlete Codo explica que “as crianças recebem estímulos audiovisuais que podem desenvolver sua capacidade psicomotora (cujo objetivo é desenvolver a capacidade expressiva e criativa por meio do corpo) e cognitiva (que envolve o ato de conhecer o outro, para isso, aguça a atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem).”

Justamente pelo fato de as crianças se espelharem em suas histórias preferidas é que os pais devem manter controle sobre o que elas assistem. Todos os desenhos animados são recomendados para faixas etárias diferentes porque seu conteúdo é pensado para o público em questão.

Sendo assim, para ensinar o que cada um precisa saber, são usados elementos do cotidiano de cada uma delas. Uma criança de 6 anos já capaz de entender o que é uma competição, um jogo, o que não é compreendido quando se tem 2 anos de idade. Além disso, quando assistidas por públicos não recomendados, certos tipos de programações podem oferecer conteúdos impróprios.

Desse modo, a companhia dos pais torna-se indispensável. “Assistir televisão ou filmes em DVD com os filhos é uma ótima maneira de mostrar-se presente e ainda de ver de perto o que eles estão consumindo e o que eles poderão aprender”, sugere a pedagoga.

Danielle Coelho da Silva é mãe de Vitória, de apenas 2 anos. Sem nunca ter frequentando uma escola ou creche, a menina já sabe destinguir as cores, contar até 10, falar o próprio nome inteiro e chamar todos os membros da família. Para a mãe, o rápido desenvolvimento da filha deve-se ao conteúdo proporcionado pelas histórias infantis contadas em DVD ou na televisão.

Mesmo com tantos benefícios é preciso ter cuidado. “Não se deve deixar as crianças em frente à televisão o dia inteiro. Muita informação visual pode causar insônia, além disso, todo menino e menina deve brincar e interagir com outras crianças”, finaliza Arlete.

A turma do “Backyardigans”, a “Galinha Pintadinha”, o “Ben 10” e “George, o Curioso” são alguns dos desenhos preferidos da garotada. Eles são capazes de mostrar a importância da amizade e de ajudar as outras pessoas, também podem aproximar as crianças do universo acadêmico, da matemática e da ciência, além de divertirem, é claro.