O estilo de Carla Bruni

Carla Bruni, atual primeira-dama francesa, é constantemente comparada à Jackie Kennedy e adota um estilo minimalista ao se vestir

Por Selena Escher
Atualizado em 29/05/2013 10:04

carla bruni O estilo de Carla Bruni

Cantora, ex-modelo e, atualmente, a primeira-dama da França. A italiana de 41 anos de idade deu início à sua carreira integrando a primeira geração de modelos tidas como tops internacionalmente famosas, na companhia de Claudia Schiffer, Naomi Campbell, Christy Turlington e Kate Moss, dentre outras. Contudo, no final dos anos de 1980, a atual primeira-dama era uma das vinte modelos mais bem pagas do mundo, ganhando cerca de US$7,5 milhões por temporada.

Após sua carreira como modelo, tornou-se então cantora, gravou três discos e lançou consecutivamente “Quelqu’un m’a dit” em 2002, “No promises” em 2006 e “Comme Si De Rien N’Était”, em 2008, quando já havia ocupado o cargo de primeira-dama francesa.

Esguia e naturalmente elegante, adota um estilo sóbrio, menos perceptível que o de Michelle Obama, por exemplo. Carla Bruni possui um ar despreocupado e naturalmente jovial, porém, é possível perceber em sua forma de se vestir, a inspiração em Jackie Kennedy, primeira-dama americana em meados de 1960, com quem é constantemente comparada.

Carla Bruni, todavia, dá preferência às clássicas marcas francesas, como Dior e Chanel. Logo, para seus momentos de descontração, opta por calças, jeans ou não, mais soltas e elementos que não acentuam demais suas formas, aliadas à blusas confortáveis.

Para seus eventos cotidianos, a ex-modelo veste com constância comprimentos sobre joelho, tal como o conjunto de top e saia, ou vestidos enxutos, que usualmente cobrem os ombros ou possuem largas alças; peças estas, com pequenos pontos de destaque que incrementam discretamente o visual como um todo, como trabalhados, drapeados e detalhes na gola ou na cintura.

Logo, quando opta por trench coats, uma de suas marcas registradas nas temporadas de inverno, investe também nas saias como elemento da composição. Assim, ousa pouco mais nas cores dos casacos para contrastá-los como peça sobreposta aos conjuntos sóbrios que os acompanham.

A primeira-dama francesa adota tons neutros frequentemente, peças de corte reto e combinações seguras, apostando em cores claras ou sóbrias, e looks minimalistas. Assim como, imutavelmente investe em acessórios discretos, bolsas de mão, cintos que marquem a cintura e flats – preferencialmente escuras -, ou sapatos kitten heels ao coordenar suas produções.

Tratando-se de sua maquiagem, Carla Bruni adere ao básico estilo “rosto lavado”, logo, somente ofusca imperfeições da pele, rosa os lábios e evidencia o olhar através de um pouco mais de rímel. Seus cabelos, entretanto, mostram-se igualmente sóbrios; lisos e de nuances acobreadas.