Dicas de Mulher Notícias

Usar telefones celulares aumenta a pressão sanguínea, diz estudo

Teste realizado com 94 pacientes verificou que o uso do aparelho pode ser prejudicial à saúde

em 27/06/2013

Foto: Thinkstock

Estudo realizado na Itália concluiu que o uso do celular pode trazer diversos transtornos à saúde humana. Entre eles, a pressão alta, que pode levar a um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doenças renais.

A pesquisa foi realizada com 94 pacientes com idade média de 53 anos, que tinham hipertensão leve. Os médicos deixavam-nos sozinhos no consultório, conectados a um leitor automático de pressão arterial. Assim, esses pesquisadores chamavam os pacientes pelo menos três vezes em seus telefones celulares, e verificara que, enquanto o paciente estava ao telefone, a sua leitura de pressão arterial média subiu.

“O subgrupo de pacientes que estavam mais acostumados ao uso do telefone era mais jovem, o que poderia mostrar que as pessoas mais jovens são menos propensas a ser perturbadas por intrusões telefônicas”, disse o autor do estudo, Dr. Giuseppe Crippa.

O professor Andrew Allen, do departamento de fisiologia da Universidade de Melbourne, afirmou que pequenas mudanças em nossa pressão arterial acontecem o tempo todo. “Nós sabemos que muitas atividades cotidianas podem causar aumento da pressão arterial – estas podem ser tanto atividades prazerosas quanto as não tão agradáveis”.

Comentários
Dicas relacionadas