Dicas de Mulher Notícias

Usar sutiã pode ser prejudicial à sua saúde

A peça é considerada quase uma obrigatoriedade no guarda-roupa feminino, porém ela pode causar desde dores nas costas até atrofiação

em 29/09/2014

Foto: Thinkstock

A vaidade e o medo da ação da gravidade sempre impuseram nas mulheres a questão do sutiã, de que se você não usar, seus seios ficarão caídos, sem forma, ou que seu corpo não ficará bonito, com aquele decote perfeito dos push-ups, entretanto, um levantamento feito na França começa a investigar as consequências de não usar o sutiã.

As pesquisas feitas pela equipe médica de Jean-Denis Rouillon, do Centro Hospitalar Universitário de Besançon, analisaram cerca de 130 mulheres, que aceitaram o desafio de não usar sutiã por anos para que os efeitos fossem avaliados. Os resultados começaram a aparecer e foram divulgados na rádio France Info durante entrevista concedida pelo próprio doutor Rouillon, que, pelos vista médico, anatômico e fisiológico, o sutiã é uma falsa necessidade e que o acessório chega a atrofiar os seios, os quais não se beneficiam em nada do uso da peça íntima. Contrariando a crença, as mulheres analisadas apresentaram menos índices de dores nas costas e os seios ficaram firmes e moldados de maneira mais natural, sem ficarem caídos.

Os resultados ainda são preliminares e ainda não se pode afirmar definitivamente que o sutiã deve ser banido, até porque, a amostra de mulheres analisada representa uma pequena fatia da população, ainda longe de um número que seja suficiente para alegar que a peça deva ser abandonada. Lembrando que, a pesquisa foi feita em caráter médico e desconsidera qualquer aspecto de moda.

E vocês, acham que o sutiã é uma peça indispensável?

Comentários
Dicas relacionadas