Dicas de Mulher Notícias

Risco de câncer nas mulheres pode ter relação com altura, diz estudo

Pesquisa estudou mais de vinte mulheres entre 50 e 79 anos de idade

em 24/09/2014

Foto: Thinkstock

Se você às vezes sente inveja do corpo das modelos com suas longas pernas, pode reconsiderar sua opinião. É que de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, há uma ligação entre a altura e o risco de ter câncer. Depois de estudar mais de 20 mulheres entre 50 e 79 anos, os pesquisadores descobriram um relação surpreendente entre a altura das mulheres na pós-menopausa e seu risco para a doença.

As mulheres foram divididas em cinco grupos, de acordo com sua altura. Os pesquisadores analisaram dados sobre cada grupo e avaliaram os riscos de desenvolvimento do melanoma, câncer de mama, de ovário, de endométrio e de cólon. Eles descobriram que, para cada quatro centímetros a mais de altura, o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer aumenta em 13%.

Todos os tipos de câncer testados apresentaram uma associação positiva com a altura. Mas os autores do estudo alertam que os resultados não significam que o câncer é inevitável para todas as mulheres altas. “A altura adulta é determinada tanto pela genética e por exposições no início da vida, além das circunstâncias ambientais. A influência das exposições ambientais é evidenciada pelo aumento secular na altura das populações em muitos países a partir do século 19. A altura não deve, portanto, ser considerada como um fator de risco em si”.

Via Care 2

Comentários
Dicas relacionadas