Dicas de Mulher Notícias

Rede Cegonha: Garantindo a saúde das gestantes e bebês no SUS

Os benefícios para gestantes e crianças, vão do pré natal até os dois anos de vida do bebê

em 01/02/2013

Gestantes ganham mais cuidado na rede pública de saúde. Foto: Reprodução.

De acordo com o Ministério da Saúde, gestantes e crianças terão melhor assistência com o novo “Rede Cegonha”. O projeto, conta com melhorias dos processos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) gerando um melhor acompanhamento na gestação e preparação de mulheres e crianças.

A Rede conta com diversas fases, desde metodologias contraceptivas, confirmação da gravidez, pré-natal, parto e chegando aos dois primeiros anos de vida da criança. O projeto lançado em março de 2011, conta com um investimento de R$9,5 bilhões do ministério, aplicados nas melhorias iniciadas pela região norte e nordeste do país, onde a taxa de mortalidade infantil é maior, principalmente nas zonas metropolitanas destas regiões.

O Governo Federal se comprometeu a acompanhar de perto o projeto pelo país, tendo certeza de que esteja ao alcance de todos. Uma das inciativas, é o teste de gravidez rápido já disponível nos postos de saúde públicos, e com a confirmação os preparativos e o pré-natal já se iniciam.

Logo do projeto, desenhado por Romero Britto. Foto: Divulgação.

O benefício é concedido a partir do cadastro no “Sistema Nacional de Cadastro, Vigilância e Acompanhamento da Gestante e Puérpera para prevenção da Mortalidade Materna” disponível nas unidades de saúde capacitadas. O grupo condutor do projeto no Distrito Federal ainda diz: “A Rede Cegonha propõe maior disponibilidade de atendimento no pré-natal, garantia de realização de todos os exames necessários, inclusive um exame de ultrassonografia, encaminhamento para atendimento se houver alguma complicação durante a gravidez e vinculação da gestante à maternidade de referência para o parto.”

E não é apenas o acompanhamento feminino que é proposto, os pais são incentivados a participar do programa e estar ao lado da mãe. Além dos benefícios, a gestante ainda conta com o auxílio para a locomoção e uma bolsa auxiliar de R$50,00 pagos em duas parcelas no decorrer do mês, pagamento que não interfere com o Bolsa Família.

O projeto da Rede Cegonha garante uma gestação segura e uma infância saudável para o futuro das próximas gerações.

Comentários
Dicas relacionadas