Dicas de Mulher Notícias

Quais são os alimentos que os brasileiros mais consomem?

Conheça quais são eles, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

em 19/06/2013

Foto: Thinkstock

Arroz, feijão e café são itens comuns na mesa dos brasileiros. A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 28, no Rio de Janeiro, mostra que esses são os produtos mais consumidos diariamente pela população. De acordo com o levantamento, os entrevistados consomem, em média, por dia, mais de 182g de feijão, 160g de arroz e 215 ml de café. “O brasileiro toma de seis a sete copinhos de café por dia”, segundo André Martins, pesquisador do instituto.

Entre os itens preferidos do brasileiro, também estão inclusos o pão e a carne bovina, tendo sido consumidas por 63% e 48,7% dos entrevistados, respectivamente no primeiro e no segundo dia de pesquisa.

A parcela que mais consome arroz é a da população da Região Centro-Oeste. O Sudeste lidera o consumo de feijão, com 218,1g per capita. No sul do país, a batata-inglesa e o iogurte são preferências.

A pesquisa do IBGE também apontou que é característico ao nortista a preparação de alimentos à base de leite. Além disso, o peixe fresco e suas preparações também estão entre suas preferências populares. A população da Região Norte consome porções médias diárias de 95g do peixe fresco. O açaí, consumido em média a quantidade equivalente a 28,4g diárias também faz parte dos alimentos que o nortista aprecia.

Comentários
Dicas relacionadas