Dicas de Mulher Notícias

Pesquisa revela por que as mulheres usam maquiagem

Uma pesquisa feita por um professor da Gettysburg College na Pennsylvania mostra o motivo pelo qual as mulheres usam maquiagem

em 18/03/2013

Foto: Thinkstock

Segundo resultados da investigação, não é só uma questão de se sentir mais bonita, mas sim, principalmente de aparentar menos idade. Os estudos apontam que conforme a idade avança, as tonalidades de cor na face, como por exemplo as sobrancelhas delineadas ou os lábios avermelhados tendem a perder a cor e ficarem mais pálidos, fator este que reforça o conceito de idade avançada.

A mesma imagem manipulada digitalmente com alteração na saturação. Qual parece mais jovem? Foto: Reprodução.

Outros resultados, mostram que este fator é quase involuntário, sendo que enquanto as mulheres se focam na cor dos produtos, o impacto que ele tem em questão de aumentar os contrastes e tornar a aparência mais jovial, faz com que o produto seja mais bem aceito, ainda que não se perceba exatamente o porque. Richard Russell, o professor condutor do estudo e psicólogo, fez a pesquisa em colaboração com o departamento R&D da Chanel, que é vinculado às questões da pele e de aparência.

O Prof° Russel em estudo com a equipe da R&D da Chanel. Foto: Reprodução.

Foram estudados 289 rostos entre os 20 e os 70 anos para se chegar as precisões de saturação de lábios, olhos e sobrancelhas, que tendem a perder a vivacidade da cor, e ficarem acinzentados, além da pele em volta dessas regiões, que se torna mais escura. Apesar de não se dar conta, a mente usa essas pequenas percepções como indícios de idade em uma pessoa, logo, a maquiagem que aumente estes contrastes e traga as tonalidades da pele de volta as cores mais joviais ajuda a disfarçar quantos aniversários a pessoa já fez.

As áreas da face que mais sofrem modificação na saturação. Foto: Reprodução.

Como exemplo das modificações, os pesquisadores citam a tonalidade dos lábios, que além de ficarem mais pálidas e acinzentadas perdem o contraste com a pele em volta, que por sua vez fica mais avermelhada com o passar dos anos, o que faz com que as cores sejam próximas e se perca a definição dos traços. A pesquisa foi confirmada em Gettysburg e Paris, com experiências com centenas de casos de fotos manipuladas digitalmente modificando-se a saturação das áreas percebidas no estudo. A pesquisa foi publicada pelo professor Russel no jornal PLoS ONE.

E você, por que usa maquiagem?

Comentários
Dicas relacionadas