Dicas de Mulher Notícias

Pesquisa estuda remédio que pode ajudar a emagrecer sem exercício físico

Medicamento usado para curar aftas pode ter novo e singificativo uso em humanos

em 05/06/2013

Apsol. Foto: Divulgação.

O amlexanox (Aphthasol®, Apsol®) utilizado inicialmente para tratar aftas está sendo pesquisado quanto aos seus efeitos no emagrecimento mesmo sem o acompanhamento com atividade física. Pesquisadores da Universidade de Michigan testaram a medicação em ratos obesos que recebiam uma dieta hipercalórica e não faziam exercício físico e mesmo assim conseguiram emagrecer.

Segundo o pesquisador responsável, Dr. Alan Saltiel, a maior diferença entre usar o remédio e fazer uma dieta é que, na dieta o corpo sente a falta da ingestão de calorias e acumula o que tem no corpo para se manter. Já no caso do amlexanox, o organismo aumenta o gasto energético através da termogênese.

O estudo detectou, ainda, que ao cortar a ingestão do medicamento, os ratos recuperaram o peso.

Se o tratamento funcionar nos adultos, o remédio será como o Viagra: inicialmente usado para tratar um problema, acaba ajudando a resolver um outro problema considerado por muitos ainda maior que o inicial.

Os pesquisadores iniciarão testes em humanos ainda este ano. Vale ressaltar que seu efeito e segurança para uso em humanos ainda não foram confirmados. Portanto, não se automedique.

Comentários
Dicas relacionadas