Dicas de Mulher Notícias

Pesquisa diz que beber leite na gravidez ajuda na altura do bebê

Consumo da bebida também ajuda a ter filhos com um QI mais elevado

em 27/09/2013

Foto: Thinkstock

Filhos de mulheres que beberam leite durante a gravidez tendem a ser mais altos. A afirmação é de uma equipe de especialistas em nutrição da Islândia, Dinamarca e Estados Unidos.

Eles queriam verificar se os benefícios observados nos primeiros estágios de vida seriam ampliadas nos anos posteriores. Para isso, monitoraram filhos de 809 mulheres da Dinamarca em 1988 e 1989, depois de monitorar a quantidade de leite que essas mulheres tinham consumido durante a gravidez. Os bebês foram medidos e pesados ao nascer e novamente quase 20 anos depois.

Os resultados, publicados no European Journal of Clinical Nutrition, mostram que adolescentes de ambos os sexos eram geralmente mais altos que suas mães, quando estas haviam bebido mais de 150 mililitros de leite por dia durante a gestação. Ao final da adolescência, eles tinham também níveis mais elevados de insulina na corrente sanguínea, o que sugere menos riscos de terem diabetes.

Cientistas britânicos descobriram ainda que mulheres grávidas podem aumentar o QI dos seus bebês ao consumirem mais leite, pois é rico em iodo. Eles analisaram mais de mil gestantes e descobriram que as que consumiram menor quantidade de iodo (também encontrado em outros produtos lácteos e nos peixes) eram mais propensos a ter filhos com QI menor e menos habilidades de leitura.

Via Daily Mail

Comentários
Dicas relacionadas