Dicas de Mulher Notícias

Pesquisa detecta benefícios do chocolate para sua pele

Além de ser um delicioso alimento, o doce queridinho das mulheres pode ajudar a proteger a sua pele do sol

em 19/06/2013

Foto: Thinkstock

Alguns alimentos têm um importante papel na proteção da pele contra o sol. Tomates, frutas cor de laranja e vegetais são alguns exemplos deles. Mas a notícia boa é que o chocolate escuro pode agir como um protetor solar leve!

A melhor maneira de vencer a queimadura é ficar longe do sol, tendo exposição apenas antes das 10h e depois das 16h, e aplicar o protetor solar. Mas pesquisas da Associação Britânica de Dermatologistas mostram que a alimentação é um fator essencial para essa proteção tornar-se mais eficaz.

No entanto, o nível de proteção é do chocolate é baixo, e nenhum ingrediente dele atua como um substituto comparável aos métodos de proteção solar convencionais.

Alimentos como o tomate e a cenoura, além de frutas e vegetais em geral, também auxiliam na proteção da pele contra o sol. Isso porque muitos deles possuem betacaroteno e antioxidantes. A ingestão dessas frutas e vegetais, ao invés de tomar comprimidos de betacaroteno, evita o aumento do risco de câncer de pulmão, que tem sido associada a suplementos em fumantes.

Cientistas de Londres descobriram que, comer 20g de chocolate – metade de uma barra pequena – com uma alta porcentagem de cacau todos os dias, durante 12 semanas, faz com que um adulto seja capaz de suportar o dobro da quantidade de raios UVB antes de sua pele começou a ficar vermelha, em comparação com aqueles que comem o chocolate comum. Os antioxidantes chamados flavonoides do cacau é que fazem isso acontecer.

ATENÇÃO: Comer chocolate não substitui o uso do protetor solar.

Comentários
Dicas relacionadas