Dicas de Mulher Notícias

Perder peso pode ajudar a melhorar sua memória

Perda de memória relacionada à obesidade é reversível se houver emagrecimento

em 20/06/2013

Foto: Thinkstock

Perder os quilos a mais não só faz de você mais saudável, mas também melhora a sua memória, segundo pesquisa. Estudos anteriores mostraram que pessoas obesas têm sua memória episódica prejudicada – a memória de acontecimentos ao longo da vida. O estudo foi realizado para entender se a perda de peso poderia melhorar a memória e se está relacionada a mudanças na atividade cerebral.

Exames de ressonância magnética permitiram aos pesquisadores monitorar a atividade do cérebro enquanto os participantes do estudo realizavam um teste de memória.

Os pesquisadores da Universidade de Umea, na Suécia, realizaram um estudo com 20 mulheres seguindo uma dieta proposta. Antes e depois da dieta, o índice de Massa Corpórea (IMC) foi medido e a memória episódica foi testada, fazendo as mulheres memorizarem pares desconhecidas de rostos e nomes apresentados numa tela.

Os resultados mostraram que o desempenho da memória melhorou após a perda de peso, e o padrão de atividade cerebral durante os testes de memória reflete isso. Após a perda de peso, houve uma modificação da atividade cerebral durante a codificação da memória nas regiões do cérebro importantes para a identificação e correspondência de rostos.

Segundo Dr. Andreas Pettersson, “a atividade cerebral alterada após a perda de peso sugere que o cérebro se torna mais ativo quanto ao armazenamento de novas memórias e, portanto, precisa de menos recursos do cérebro para recordar informações armazenadas. Nossas descobertas sugerem que deficiências associadas à obesidade em função de memória são reversíveis, acrescentando incentivo para a perda de peso.”

Comentários
Dicas relacionadas