Dicas de Mulher Notícias

O que acontece com a pele se você não tirar a maquiagem para dormir

Manchas, rugas e envelhecimento precoce são algumas das consequências

em 05/08/2013

Foto: Thinkstock

Você sempre tira a maquiagem do rosto antes de dormir? Ou às vezes chega tão cansada que acaba deixando isso pra lá? Uma pesquisa recente mostrou que 1/3 das mulheres entrevistadas confessou dormir de maquiagem pelo menos duas vezes por semana. Elas disseram ter feito isso mesmo sabendo que podem causar danos à pele, como manchas, ou até deixar os cílios quebradiços.

A pergunta é: se é de conhecimento geral que dormir de maquiagem faz mal à pele e à beleza, por que tanta gente acaba se descuidando na hora de retirá-la? Para muitas, é uma questão de prioridades. Ao chegar em casa depois de um longo dia de trabalho, há diversas coisas para serem feitas e os cuidados com a pele acabam ficando de lado.

Uma americana, para testar os efeitos da maquiagem na pele, resolveu não tirá-la não apenas por um dia, mas durante um mês todo. Ao tomar banho, fazia um esforço para não molhar o rosto. Os resultados, analisados através de uma câmera especial em 3D, mostraram pigmentação, veias rompidas, poros dilatados, rugas, ressecamento da pele e pequenos cistos brancos ao redor dos cílios, além de um aspecto cansado.

Reverter os estragos não foi simples. Mesmo retirando toda a maquiagem e utilizando hidratantes e cosméticos para o rosto, manchas continuaram aparecendo, além de vermelhidão, coceira nos olhos, lábios ressecados, e pele rachada no canto da boca.

A avaliação de especialistas mostrou que a pele estava biologicamente cerca de 10 anos mais velha do que antes. Isso aconteceu especialmente por causa do acúmulo de poluentes ambientais, que impulsionaram a geração de radicais livres, contribuindo para a degradação do colágeno e da elástica, estruturas que sustentam a pele jovem.

Por isso, nunca se esqueçam: por mais que estejam cansadas, atarefadas ou com preguiça, retirem sempre toda a maquiagem antes de dormir. Afinal, é algo que pode ser feito rapidamente e evita danos para o resto da vida.

Via Daily Mail

Comentários
Dicas relacionadas