Dicas de Mulher Notícias

Nova técnica promete cesáreas sem cicatriz em breve

Médico inventou o aparelho capaz de realizar essa façanha enquanto trabalhava no exército israelense

em 21/06/2013

Foto: Thinkstock

Não é milagre. Mulheres que dão à luz por meio de cesariana poderão, em breve, deixar o hospital sem cicatrizes. A ferramenta é a BioWeld, que utiliza um plasma carregado de gás produzido por maçaricos de soldadura para fechar ferimentos, sem a necessidade de grampos.

O dispositivo custa cerca de 4120 dólares, e utiliza o plasma a 40C para soldar uma película fina, feita a partir de açúcar, para ser colocada sobre o ferimento, de forma a fechá-lo.

Para selar o ferimento leva apenas de três a quatro minutos, e o risco de infecção bacteriana promovida pelo gás é mínima. Mas o benefício não para por aí: ele também estimula o crescimento de vasos sanguíneos para garantir um novo suprimento de sangue para a área da ferida.

Três ensaios clínicos em mulheres com cesarianas obtiveram cura mais efetiva dos ferimentos, do que mulheres que os tiveram fechados com pontos ou grampos. A empresa israelense responsável IONMED disse que o dispositivo estará disponível na Europa e nos Estados Unidos até o fim do ano. Inicialmente, será utilizado em mulheres que passaram por cesarianas, mas em breve será também útil para vítimas de queimaduras e pacientes que realizaram cirurgia plástica.

Comentários
Dicas relacionadas