Dicas de Mulher Notícias

Nova cirurgia promete curar pressão alta

Procedimento está sendo desenvolvido na Inglaterra e pode substituir medicamentos

em 25/09/2013

Foto: Thinkstock

Uma cirurgia simples, desenvolvida por cientistas britânicos, pode curar milhões de pacientes que sofrem com a pressão alta que não pode ser controlada com medicação. O procedimento envolve a remoção de alguns nervos da garganta ligados à regulação da pressão arterial.

Esse grupo de células nervosas se situam ao lado de dois ramos da artéria carótida, no pescoço. Apesar de ser um dos menores órgãos do corpo, tem o maior fluxo de sangue de todos eles, o que faz com que se torne importante como um dispositivo de alerta para o cérebro caso haja alteração nos níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue.

Os pesquisadores da Universidade de Bristol estão otimistas com a descoberta e um estudo clínico está sendo realizado com 20 pessoas. Se for aprovado, em um período de três anos estará disponível como tratamento.

A pressão arterial alta ou hipertensão silenciosa afeta um terço dos adultos e, se não tratada, aumenta significativamente as chances de ataques cardíacos, derrames e outros problemas, especialmente para os casos de indivíduos que não respondem aos medicamentos convencionais.

“Os tratamentos atuais para a pressão arterial elevada têm sérias desvantagens. Ninguém gosta de tomar vários comprimidos. Um procedimento cirúrgico que possa ser usado juntamente com os medicamentos ou até mesmo substituí-los é um passo importante”, afirma o médico Tim Chico, cardiologista em Sheffield Teaching Hospitals.

Outra forma de controle da pressão alta é a reeducação alimentar, excluindo principalmente os produtos ricos em sódio.

Via Daily Mail

Comentários
Dicas relacionadas