Dicas de Mulher Notícias

Mulheres que consomem mais ferro tem menos TPM

Encontrado em diversos alimentos, o ferro pode ajudar a eliminar sintomas

em 04/03/2013

Foto: Thinkstock

Uma pesquisa recente aponta a relação entre o consumo de ferro e a infame tensão pré menstrual. Segundo os estudos feitos pela Universidade de Massachusetts e de Harvard, os hábitos alimentares agem diretamente no organismo, a ponto de influenciarem a TPM. Cerca de 3000 mulheres foram analisadas e as que consumiam em média 20 miligramas de ferro diariamente tinham entre 30 a 40% menos chance de sofrerem os sintomas da tensão.

Os resultados foram divulgados no American Journal of Epidemiology e este se trata de um estudo sem intervenções, logo, apenas a rotina foi observada, sem nenhuma alteração nas dosagens que as mulheres já ingeriam. Em nota, Elizabeth Bertone-Johnson, uma das autoras do estudo, diz: “Nós descobrimos que as mulheres que consumiram ferro de verduras e suplementos alimentares, ou seja, de fontes não ligadas diretamente à carne, tiveram entre 30% a 40% menos risco de desenvolver TPM do que aquelas que consumiram menores quantidades de ferro”.

E não é só sobre o ferro que a pesquisa se mostrou reveladora, segundo os dados obtidos, as mulheres que ingeriam mais potássio estavam mais propensas a terem TPM do que as que consumiam pouco. Além disso, vale ressaltar que uma dieta balanceada é essencial e que o consumo excessivo de ferro, além do recomendado de 20 miligramas diárias pode afetar o corpo e trazer males a saúde.

Alimentos ricos em ferro: beterraba, fígado, espinafre, feijão, nozes, ostras, lentilha e alcachofra.

Comentários
Dicas relacionadas