Dicas de Mulher Notícias

Mulheres fumantes têm mais chances de desenvolver câncer de cólon

As chances de ter a doença chegam a ser 50% maiores em quem fuma do que em não fumantes

em 24/09/2014

Foto: Thinkstock

Uma pesquisa publicada no jornal Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention da Associação Americana de Pesquisas sobre o Câncer confirmou que homens e mulheres que fumam tem maior tendência a desenvolver câncer de cólon, se comparado a não fumantes. Os índices são ainda maiores em mulheres do que nos homens.

Torhild Gram, M.D., Ph.D., professor no Departamento da Comunidade de Medicina na Universidade de Tromsø na Noruega diz que ao longo dos últimos 50 anos, o número de homens e mulheres que desenvolvem o câncer aumentou drasticamente. Nas mulheres o número surpreende ainda mais, sendo que os casos aparecem em quantidades muito maiores mesmo nas que fumam menos do que os homens.

Um questionário foi feito com mais de 600.000 pacientes, de ambos os sexos, na Noruega, perguntando sobre fumo, atividades físicas e diversos fatores de estilo de vida de cada um, além de um check-up básico para avaliar as condições de saúde de cada um. Os números assustam: nos últimos 14 anos nos quais a pesquisa foi feita, 4000 novos casos de câncer de cólon foram descobertos. Em comparação aos não fumantes, as mulheres tiveram um aumento de 19% de incidência do câncer, enquanto eles, 8%.

Os riscos são maiores em mulheres que começaram a fumar aos 16 anos ou antes ou que já fumam há cerca de 40 anos, o que aumenta as chances em 50%. Mesmo quem fuma pouco durante o dia, deve ter cautela, pois mesmo para este tipo de comportamento, os números foram alarmantes. Vale a dica para quem fuma começar a se cuidar mais.

Comentários
Dicas relacionadas