Dicas de Mulher Notícias

Mulheres com rostos masculinizados são preferidas para relação estável

O padrão de traços femininos não é o preferido entre os homens para uma relação a longo prazo, de acordo com pesquisa

em 01/07/2013

Foto: Thinkstock

Os homens acham o rosto com traços “femininos” mais atraente – mas apenas quando eles estão procurando um relacionamento de curto prazo. Pelo menos é o que apontou um novo estudo publicado nesse mês no Jornal Britânico de Psicologia.

Pesquisadores pediram a 75 voluntários heterossexuais para olharem para imagens compostas de rostos de mulheres caucasianas e japoneses em um laboratório. Os indivíduos podem manipular esses rostos, pressionando um botão para torná-los mais ou menos “masculinos”, e foram convidados a selecionar a face com a qual eles preferem para um relacionamento de longo prazo ou de curto prazo. Em um segundo experimento, 393 participantes do sexo masculino participaram de um teste online, em que eles selecionaram o mesmo.

Em ambos os casos, os homens preferiram rostos mais “femininos” para uma relação de curto prazo. Isso foi mais acentuado nos homens que relataram estar em relações no momento do estudo.

Um estudo de 2008 descobriu, ainda, que homens com níveis mais elevados de testosterona foram atraídos por mulheres com rostos muito femininos – e uma pesquisa feita em 2011 sugeriu que as mulheres preferem homens com rostos femininos.

O olhar de um rosto é bastante importante quando se trata de atração, mas também as expressões, a voz, a personalidade, cheiro e uma série de outros fatores intangíveis.

Comentários
Dicas relacionadas