Dicas de Mulher Notícias

Ministério da Saúde anuncia que Brasil produzirá insulina

Até 2017, produção pode chegar à escala industrial no país, beneficiando milhares de pessoas que dependem da substância

em 01/02/2013

Produção nacional pode ajudar no combate a doença. Foto: Thinkstock.

Uma boa notícia para quem sofre com diabetes: o Brasil poderá produzir insulina. Isso graças à uma parceria entre o Ministério da Saúde e o laboratório Indar, na Ucrânia, que possibilitará a produção no laboratório Biomanguinhos, pertencente à Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

A economia com a produção nacional chega aos R$800 milhões para o governo, dinheiro que espera-se que seja investido em outros projetos. Os preparativos para a fabricação já iniciaram com a compra de um grande estoque de frascos e a encomenda pode chegar a 10 milhões de unidades até o fim do ano. Estimativas apontam que em 2017 o país já esteja pronto para a fabricação em escala industrial do medicamento.

A notícia agrada os mais de 7,6 milhões de brasileiros diabéticos, dos quais 900 mil são atendidos pelo SUS, que se sentem aliviados diante da possibilidade de fácil acesso ao medicamento evitando maiores problemas.

A taxa de mortalidade por diabetes é alta segundo dados do governo, chegando ao alarmante numero de 50 mil óbitos anuais. Espera-se, que com a medida, muito possa ser evitado e controlado em relação a doença.

Comentários
Dicas relacionadas