Dicas de Mulher Notícias

Melatonina pode ajudar a perder peso, segundo pesquisa

Hormônio está presente em alguns alimentos como goji berry, cerejas e amêndoas

em 07/10/2013

Foto: Thinkstock

A melatonina é um hormônio natural produzido pelo próprio organismo, cujos níveis geralmente aumentam no escuro, o que ajuda a promover uma boa noite de sono. A boa notícia é que a melatonina pode ajudar também a perder peso. É o que diz um estudo realizado por cientistas espanhóis do Instituto de Neurociência da Universidade de Granada, do Hospital Carlos III de Madrid e também da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Segundo o estudo, publicado no Journal of Pineal Research, a melatonina tem benefícios metabólicos que além de combater a obesidade, ajudam a tratar doenças como diabetes e problemas cardiovasculares.

O corpo humano possui diferentes tipos de gordura. O tecido adiposo branco é o que armazena calorias que levam ao aumento de peso, enquanto a gordura bege ajuda a regular o controle do peso, queimando calorias ao invés de armazená-las. Segundo os pesquisadores, o consumo de melatonina estimula o aparecimento dessa gordura bege e aumenta também os efeitos das atividades físicas, já que a gordura bege contém uma proteína responsável por gerar calor e queimar calorias.

A melatonina pode ser encontrada em pequenas quantidades de várias frutas e vegetais, como amêndoas, cerejas, coentro, erva-doce, goji berries, mostarda e sementes de girassol. Para quem tem dificuldades para dormir, tomar melanina em forma de suplemento pode ser uma alternativa.

O resultado da pesquisa indica que além de dieta saudável e exercícios físicos regulares, dormir bem e em quartos muito escuros também pode ser uma recomendação médica, visando não só o emagrecimento, mas também a prevenção de doenças cardiovasculares, que costumam ocorrer como resultado de problemas metabólicos.

Via Babble

Comentários
Dicas relacionadas