Dicas de Mulher Notícias

Homens que ajudam nas tarefas de casa fazem menos sexo, diz estudo

Pesquisas apontam os transtornos na vida sexual causados pela igualdade dentro de casa

em 13/03/2013

Será que as tarefas domésticas atrapalham mesmo a vida do casal? Foto: Reprodução

O tradicionalismo dentro de casa é a pauta da pesquisa dos sociólogos da Juan March e da Universidade de Washington, aonde os pesquisadores investigaram a relação entre os trabalhos domésticos e a vida sexual do casal, publicada na edição de fevereiro da “American Sociology Review”.

A igualdade nos afazeres domésticos causa transtornos nos tradicionais papéis de marido e mulher, o que afeta o comportamento do casal. Segundo a publicação, dentro de um casamento heterossexual, as posições de cada um são bem definidas dentro de casa, ou ao menos eram. Com a modernidade os homens ganharam tanto espaço em casa quanto a mulher no trabalho, e as tarefas do dia-a-dia, como limpar, lavar e arrumar, antes atribuídos a elas, agora são parte do cotidiano deles.

Mas essa igualdade tem seu preço, a vida sexual do casal diminui, uma vez que parte do desejo é despertado assumindo a postura que lhe cabe de acordo com o comportamento esperado de cada gênero. A pesquisa ainda mostra que nos 4500 casais entrevistados, aqueles que tinham o comportamento esperado dentro de cada gênero, com maridos cuidando da garagem e esposas na cozinha, possuíam uma vida sexual mais ativa.

A pesquisa tem 20 anos, realizada entre 1992 e 1994, e não se pode dizer que se aplica definitivamente a atualidade, uma vez que a sociedade está diferente do que era na época, menos ainda dizer que se aplica aos brasileiros, já que a pesquisa é feita com norte-americanos e com apoio do instituto da Espanha.

A conclusão dos estudos é que os dados não podem influenciar no comportamento do casal, afinal, “Rejeitar participar das tarefas domésticas provoca conflitos no casal e a insatisfação das mulheres”, o que geraria os mesmos problemas e com mais estresse.

Comentários
Dicas relacionadas