Dicas de Mulher Notícias

Exame de sangue pode determinar sua expectativa de vida

Cientistas britânicos acreditam ter descoberto "impressões digitais" químicas no sangue

em 17/07/2013

Foto: Thinkstock

Pesquisadores da College Kings de Londres descobriram 22 metabólitos que são criados durante alterações moleculares antes do nascimento e durante a infância, que eles acreditam que podem ser usados para prever como será a velhice de uma pessoa.

A descoberta pode abrir caminhos para a realização de um exame de sangue em bebês, para determinar suas chances de doenças relacionadas com a idade, de modo que a assistência médica adequada possa ser dada mais cedo, antes de as doenças ocorrerem, de fato.

Um dos metabólitos que os cientistas descobriram, o C-glyTrp, foi associado com a densidade mineral óssea e a função pulmonar, e também está ligado com o peso ao nascer.

“Os cientistas sabem há muito tempo que o peso de uma pessoa no momento do nascimento é um importante determinante da saúde na meia e terceira idade e que as pessoas com baixo peso são mais suscetíveis a doenças relacionadas com a idade”, segundo o professor Tim Spector da College Kings, em comunicado.

“Até agora, os mecanismos moleculares que ligam o baixo peso ao nascer com a saúde ou doença na velhice eram uma incógnita, mas esta descoberta revelou uma das vias moleculares envolvidas”.

Os cientistas fizeram a descoberta ao estudar os metabólitos em amostras de sangue de seis mil gêmeos.

Comentários
Dicas relacionadas