Dicas de Mulher Notícias

Estudo mostra que muitas mulheres não se “sentem mães” após o parto

As mães, especialmente as mais jovens, podem não estarem prontas para as responsabilidades da maternidade

em 28/05/2013

Foto: Thinkstock

A pedido da Colief Infant Drops, um estudo foi realizado com 2000 mães e este mostrou que a maioria delas não se sentiu mãe no momento do parto. É de conhecimento popular que, quando as mães pegam os filhos nos braços pela primeira vez, nasce um vínculo que só elas entendem. Essa é a famosa sensação de “ser mãe” que não ocorreu nas entrevistadas, muito pelo contrário, elas foram atingidas pela sensação de responsabilidade extrema por outra vida, o que acarretou problemas psicológicos pós-parto em cerca de um terço delas.

Mais da metade, 54% delas, afirmam ter mentido aos pais e parentes sobre “estarem indo super bem” com a vida de mãe. Elas ainda se sentem mal falhando no papel de mãe, principalmente quando a criança chora, levando isso como um problema com elas e não com a criança, encarando como se elas não fossem “boas mães”.

O fato que mais preocupa elas são as noites sem dormir: 79% afirmam que estes foram os momentos mais difíceis depois de ter um filho. Com o aumento de mães mais jovens, é natural que elas não estejam psicológica e nem fisicamente prontas para encararem a responsabilidade grande de ter um filho e criá-lo da melhor maneira possível.

Comentários
Dicas relacionadas