Dicas de Mulher Notícias

Estudo confirma: pais devem elogiar seus filhos sempre

Parte da autoconfiança das crianças depende do carinho e apreciação dos pais

em 04/04/2013

Foto: Thinkstock

Uma pesquisa desenvolvida pela Stanford University aponta a importância no desenvolvimento infantil baseada na quantidade de motivação e retorno positivo que as crianças recebem dos pais. De acordo com os estudos, as crianças e bebês devem ter os seus esforços levados em consideração, e não apenas o objetivo cumprido ou não, na hora de receber um elogio ou um agrado dos pais, uma vez que a forma com que o elogio é feito, altera a percepção da criança diante das situações, e um incentivo quanto ao esforço pode influenciar diretamente no comportamento do indivíduo quando adulto.

A pesquisa foi a primeira a avaliar o tipo de consequência que este comportamento pode ter, e um dos resultados mostrados, é o que a criança se torna mais confiante, pois passa a acreditar no processo como um todo que ele é capaz de desenvolver, ao invés de apenas se prender aos resultados positivos e acabar se tornando mais e mais inseguro diante dos obstáculos por medo de falhar, principalmente se essa criança for repreendida por algo não ter dado certo.

Quando se é pequeno, tudo se torna um desafio, e o processo por si só é uma conquista individual. O reconhecimento desse passo, acaba se tornando um aliado ao crescimento infantil, ajudando psicologicamente a criança a encarar os problemas sem medo, pois afinal, tentar é o que importa, e se não der certo de primeira, deve-se tentar novamente.

Comentários
Dicas relacionadas