Dicas de Mulher Notícias

Diabetes pode aumentar o risco de Alzheimer, aponta pesquisa

Controlar os níveis de açúcar no sangue pode prevenir a doença na velhice

em 10/10/2013

Foto: Thinkstock

Tem algum histórico da doença de Alzheimer em sua família? Então talvez seja melhor você conversar com seu médico sobre os seus níveis de açúcar no sangue. Isso porque pesquisadores da Universidade de Georgetown descobriram que existem relação entre ambas as doenças.

A conclusão foi feita a partir de uma análise do resveratrol – componente presente nas uvas roxas e no vinho. Os autores concluíram que a substância tem a capacidade de alterar os níveis de glicose no sangue de pacientes com Alzheimer.

A pesquisa foi feita com pacientes que têm Alzheimer, mas que têm acompanhamento médico frequente. O resultado foi surpreendente 43% dessas pessoas mostraram ter uma tolerância reduzida à glicose, ou seja, uma pré-diabetes. E esses mesmos pacientes não tinham histórico de diabetes na família!

O resultado sugere que o ato de manter os níveis de açúcar no sangue em níveis normais, principalmente em pessoas com histórico familiar de diabetes, pode prevenir ou retardar o aparecimento da doença de Alzheimer.

Via Babble

Comentários
Dicas relacionadas