Dicas de Mulher Notícias

Bebês de grávidas que praticam atividade física são mais inteligentes

Estudos apontaram que o exercício gerou um melhor desenvolvimento cerebral nos filhos, entre outras melhorias para a saúde física e mental

em 29/11/2013

Foto: Thinkstock

O exercício durante a gravidez não é bom somente para a gestante. Uma hora de atividade moderada por semana pode aumentar o desenvolvimento do cérebro do seu bebê, de acordo com um estudo recente realizado pela Universidade de Montreal.

Os pesquisadores recrutaram 18 mulheres grávidas em seus primeiros trimestres e pediram para que metade delas se exercitasse por, no mínimo, 20 minutos, três vezes por semana. Enquanto isso, a outra metade permaneceu sedentária durante toda a gravidez.

Após o nascimento, um teste foi realizado para medir a capacidade dos bebês de discriminar sons, que são a base do aprendizado. Com esta análise, chegaram à conclusão de que os filhos das mulheres que se exercitaram tiveram uma resposta mais madura – indicando assim que tiveram a capacidade do cérebro mais desenvolvida.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que o exercício físico pode melhorar a função do cérebro em adultos, devido a um aumento no fluxo de sangue para todos os órgãos – incluindo o cérebro. Os pesquisadores acreditam que o impacto sobre o bebê pode ser o mesmo, apenas passado pela ação de suas mães durante a gravidez.

Uma outra pesquisa será realizada futuramente, para testar a capacidade cognitiva, motora e o desenvolvimento da linguagem dos bebês após uma certa idade, para ver se as melhorias na inteligência são mantidas com o passar dos anos.

Se você está grávida, mas tem medo de se exercitar, não se preocupe. Não há riscos. Preocupe-se com a regularidade e não exagere na intensidade. Porém, evite esportes que possam causar lesões ou aqueles nos quais uma bola poderia atingir sua barriga. Procure seu médico, contrate um bom personal e mexa-se sem medo. A inteligência de seu filho agradece.

Via Prevention

Comentários
Dicas relacionadas