Dicas de Mulher Notícias

9 fatos incríveis sobre as frutas

Clonagem, tratamentos para mudar a cor e propriedades atléticas são algumas curiosidades

em 02/10/2013

Foto: Thinkstock

As frutas costumam oferecer muitos benefícios para o organismo e, por isso, seu consumo é incentivado. Mas há algumas curiosidades sobre elas que muita gente não sabe. Confira:

  1. Nem todas as laranjas têm cor de laranja
  2. Em algumas regiões, como no Brasil, nunca há frio suficiente para quebrar toda a clorofila da casca do fruto, o que significa que ele pode ficar amarelo ou verde mesmo quando maduro. Os americanos não conseguem entender isso e submetem as laranjas a um processo de tratamento para livrá-las da clorofila e transformá-las na cor laranja.

  3. Maioria dos frutos comercializados são clones
  4. Ao olhar para as gôndolas dos supermercados é comum ver maçãs perfeitamente idênticas, assim como laranjas, pêssegos e outras frutas. Isso acontece porque é feita uma clonagem, para que permaneçam perfeitas, sem as mutações genéticas que ocorrem na polinização das flores ou no plantio das sementes.

  5. Melões Yubari japoneses são os frutos mais caros do mundo
  6. Dois melões foram vendidos em um leilão por 23.500 dólares. No Japão as pessoas pagam preços altos por frutas de luxo. Embora a demanda tenha caído nos últimos anos, os números ainda são surpreendentes.

  7. Bananas são amadurecidas artificialmente
  8. Como são muito delicadas e perecíveis, as bananas geralmente são enviadas ainda verdes para os distribuidores, que usam da tecnologia para levá-las à maturação antes de irem para os mercados.

  9. Toranja pode fazer mal à saúde
  10. Isso acontece porque pode haver reações perigosas com alguns medicamentos e o consumo pode ser fatal, pois contém substâncias químicas naturais que inibem uma enzima do intestino e aumenta o ritmo cardíaco.

  11. Cranberries (oxicoco) têm propriedade de “pingar” ou “quicar”
  12. Parece mágica, mas isso foi descoberto em 1880 por um homem que deixou cair um punhado de cranberries descendo as escadas. Hoje os produtores ainda testam as ‘habilidades atléticas’ da fruta para determinar sua qualidade. Quanto maior o salto, melhor a berry.

  13. Folhas de ruibarbo são extremamente venenosas
  14. As folhas dessa planta contêm uma grande quantidade de substâncias que fazem mal. Mas os talos não oferecem nenhum tipo de perigo e são totalmente seguros para serem comidos.

  15. Uma romã pode ter mais de mil sementes
  16. Ao contrário de algumas informações, que não passam de mitos, a romã pode ter muito mais do que 613 sementes, passando até mesmo de mil.

  17. Morango não é uma fruta
  18. Botanicamente falando, não é fruta. A planta produz um ‘falso fruto’ carnudo, mas as pequenas sementes do lado de fora é que são os verdadeiros frutos.

Via Buzz Feed

Comentários
Dicas relacionadas