Dicas de Mulher Notícias

As 5 piores comidas processadas que você deve evitar

A famosa barrinha de cereal é um exemplo de alimento falso amigo da saúde

em 11/10/2013

Foto: Thinkstock

Alimentos processados têm a vantagem de serem práticos, para consumo imediato. Para quem tem um estilo de vida agitado, ou para os que não gostam de cozinhar, é muito comum ter uma dieta repleta de alimentos processados. No entanto, é necessário evitá-los, pois não são nada saudáveis para o organismo.

Além de poucos nutrientes, têm calorias altíssimas. E alguns ingredientes de seus compostos são fabricados artificialmente, de modo a acrescentar cor e sabor aos produtos. Eliminá-los de sua alimentação pode não ser uma tarefa tão simples, mas, confira esses cinco alimentos que você pode começar a reduzir agora mesmo:

  1. Nuggets de frango
    Mais de 50% da composição dos nuggets é de gorduras e carboidratos ruins. Além disso, a fritura, necessária para o seu preparo, é feita, comumente, em óleos com gorduras trans. Esta pode provocar deformações das membranas celulares, que contribuem com o desenvolvimento de doenças metabólicas, como a diabetes do tipo 2.
  2. Refrigerantes
    O refrigerante não possui qualquer valor nutricional. Suas (altas) calorias são vazias. Como se o açúcar não fosse ruim o suficiente, quase todos os refrigerantes contêm xarope de milho com frutose (HFCS) como adoçante, que é ainda pior que o açúcar. O HFCS é prejudicial ao fígado, causando picos de glicose no sangue, e pode levar até à obesidade.
  3. Cachorro-quente
    Normalmente, esse alimento contém altas dosagens de sal, glutamato monossódico, nitrato de sódio e outros conservantes e sabores artificiais. Além disso, a carne da salsicha, que é separada mecanicamente, sofre processos sob condições extremas de calor e pressão. Com isso, as proteínas, por exemplo, se perdem, junto com outros valores nutricionais.
  4. Bolacha recheada
    Além dos elevados níveis de açúcar e de sal que os biscoitos contêm, a maioria destes produtos também possuem gorduras trans. Esta é adicionada, porque é muito mais barata do que as gorduras saudáveis, o que torna a fabricação dos biscoitos mais rentável. No entanto, a gordura trans é também adicionada para prolongar a validade do produto nas prateleiras, e para melhorar sua textura e aparência.
  5. Muitos cereais matinais populares
    Já ouviu falar em algum cereal que é “fortificado” com vitaminas e minerais? Isso acontece pois, se esses nutrientes não fossem adicionados, o cereal seria tão desprovido de valores nutricionais, que ninguém iria querer comprá-los. Ao contrário do que se pensa, a qualidade de vitamina nesses cereais é baixa, pois é fabricada artificialmente. Algumas vezes, o organismo nem aproveita a tal vitamina adicionada! Sem contar a quantidade de adoçantes artificiais e outros componentes prejudiciais ao organismo.

Via Epyk

Comentários
Dicas relacionadas